Política de Gestão de Pessoas
A Política de Gestão de Pessoas estabelece e padroniza o processo de gestão de pessoas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Sobre a política
A Política de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do RN surgiu para atender as determinações da Resolução 211/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD).
Criada pela Portaria 805/2019, a Política de Gestão de Pessoas, aplicável no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do TJRN, tem como finalidades:
- Contribuir para o alcance dos objetivos do Poder Judiciário do RN estabelecidos no Planejamento Estratégico.
- Padronizar e tornar público os princípios e as diretrizes que norteiam a gestão de pessoas.
- Incentivar o desenvolvimento profissional dos servidores e suas competências, privilegiando a cooperação em busca da melhoria da capacidade de atuação da SETIC.
- Estabelecer critérios de governança que assegurem a aplicação da política de gestão, o acompanhamento de seus resultados e a aferição do desempenho da gestão.
- Buscar garantias de recursos, incluídos em orçamento, necessário ao cumprimento dos planos e objetivos da gestão de pessoas na SETIC.
- Criar e fortalecer mecanismos de clima organizacional que estimulem o desenvolvimento e a retenção dos talentos.
- Estabelecer critérios de análise da demanda e da produção que contemplem as competências requeridas, as necessidades do órgão e dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação prestado pelo Poder Judiciário.
Princípios da política
A Política de Gestão de Pessoas da SETIC é orientada pelos seguintes princípios:
- Valorização dos servidores e de sua experiência, conhecimentos, habilidades e atitudes.
- Promoção da cultura orientada a resultados.
- Alinhamento do desenvolvimento profissional ao desenvolvimento institucional.
- Reconhecimento das competências específicas e do aprendizado individual e coletivo contínuo vinculado à experiência de trabalho.
- Promoção de ações de oportunidade e estímulo ao desenvolvimento pessoal, trabalho criativo e inovação, à aprendizagem contínua e ao compartilhamento de experiências e boas práticas.
- Adoção e implementação de mecanismos de avaliação e alocação de recursos que considerem o respeito à diversidade e variabilidade pessoal, de tarefas, contextos de produção e condições de trabalho.
- Gestão participativa, com cooperação vertical, horizontal e transversal.
Para saber mais sobre as premissas para o planejamento de ações relacionadas com a gestão de pessoas na SETIC, sobre as diretrizes para o acompanhamento e desenvolvimento dos servidores e outras orientações, clique no documento a seguir para fazer o download da portaria completa.