Continua em avanço a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas varas cíveis de Natal. A partir de hoje (19), o sistema passa a funcionar na 1ª e 2ª varas cíveis da capital. “O cronograma de ampliação está sendo seguido e o sucesso obtido na 9ª Vara vai possibilitar atingirmos a esse objetivo”,

enfatiza o diretor de Projetos e Sistemas do Tribunal de Justiça do RN, Kleber Tavares. "Daí, seguirá para a 5ª, 6ª vara e assim por diante”, informa o diretor.


O sucesso do projeto piloto, voltado à implantação do novo sistema de Informática do Judiciário, realizado na 9ª Vara Cível de Natal, permite a expansão do PJe para outras varas da capital – avalia Kleber. Ainda neste primeiro semestre, o sistema também deverá ser implantado nos Juizados Especiais Criminais e unidades da Justiça Comum de Natal. Na segunda metade de 2014, o PJe deve chegar a comarcas do interior.


Gradualmente, procedimentos como carimbos e juntadas de processos, trabalhos típicos de Secretaria de Vara, serão coisas do passado com a virtualização processual no TJRN, segundo o coordenadore da implantação do PJe no Judiciário potiguar, o juiz auxiliar a presidência do TJRN, Fábio Filgueira. Ele destaca que o TJ ganhará em economia de tempo e recursos financeiros além de poder otimizar a atuação dos servidores, que poderão se dedicar ainda mais ao assessoramento dos magistrados.