Noade realiza ação nesta sexta-feira

Apesar da chuva, registrada em Natal nesta sexta-feira, 22, o Noade – Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos, desenvolvido pelo Poder Judiciário Potiguar, não cancelou a panfletagem que foi programada para ser realizada no centro da cidade.

Parte dos integrantes do Núcleo, incluindo a psicóloga Cláudia Melo, distribuíram cartilhas a quem se dirigia ao prédio do Tribunal de Justiça potiguar. Um ponto de apoio foi montado na recepção e a equipe do Núcleo dava orientações sobre o diferencial da atuação junto ao dependente químico, que, devido à prática de algum ato criminoso, também foi sentenciado a passar por algum tratamento.

“Nossa atuação ajuda ao dependente químico a não enxergar o tratamento, após uma sentença, como um ato coercitivo. Mas, ajudamos a fazer com que ele enxergue isso pela própria consciência dele”, explica a psicóloga do Noade, ao ressaltar os efeitos positivos da abordagem.

“Não não fazemos o tratamento, mas acompanhamos o antes, o durante e muitos, mesmo após receber alta, ainda estão conosco”, comemora Cláudia Melo.

A presidente do TJRN, desembargadora Judite Nunes, também visitou a equipe e parabenizou o Núcleo pela homenagem recebida no último dia 20, na 14ª Semana Nacional sobre Drogas, cuja abertura ocorreu no auditório da reitoria da UFRN.

O Núcleo foi homenageado através do seu criador, o desembargador Saraiva Sobrinho, quando, em 1999, era juiz de uma Vara Criminal, em Natal.

“Só há a sanção, porque não se trabalha a prevenção. Por isso, criamos o Noade”, explica o desembargador, ao dividir a homenagem com toda a equipe do Núcleo.



 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200