Projetos da Copegam na Regional do Seridó são premiados

Dois programas desenvolvidos pelo Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do Rio Grande do Norte, através da Comissão Ambiental, foram apresentados e premiados na última segunda-feira (18).O programa “Cidade Limpa” tem como meta a educação ambiental com distribuição de coletores, palestras de conscientização, entre outras ações e o “Elefante Verde” tem o objetivo de despertar, através de atividades educacionais, o zelo pelo meio ambiente.

O “Cidade Limpa”, desenvolvido em Cruzeta, tem como coordenador local do servidor do Judiciário, Helisson Leônidas de Azevedo, trabalha o conceito de que cidade limpa não é a que mais se varre, é a que menos se suja.” e “Elefante Verde”, cujo objetivo é despertar através de atividades educacionais, o zelo pelo meio ambiente.

As ações dos “Elefante Verde” e Cidade Limpa”, por se tratarem de ações continuadas e articuladas com vários segmentos sociais, vão se expandir às demais Regionais (Oeste, Mato Grande, Trairi, Agreste e Terra dos Potiguares) junto a rede pública de ensino em parceria com o Justiça e Escola, um outro programa desenvolvido pelo Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do TJRN.

Para o coordenador da Regional do Seridó “o intuito é expandir os programas em todo o território potiguar, transformando cada espaço efetivamente, fazendo do Estado, um elefante verde”, disse o magistrado Marcus Vinícius. Essa Regional é formada por 37 municípios distribuídos em 17 Comarcas.

O “Elefante Verde”, implantado pela Copegam, na Regional do Seridó, que compreende 37 municípios distribuídos em 17 Comarcas, já desenvolveu – na primeira fase de implantação, mais de 300 trabalhos nas Escolas. Desses trabalhos foram selecionados, inicialmente, 30 atividades e dessas, foram escolhidos nove finalistas contemplados com o troféu “Elefante” durante o evento desta manhã. O programa “Elefante Verde” já está inscrito no Premio Innovare, cuja temática para este ano é “Justiça com Sustentabilidade”.

O aluno Lucas Feitosa explanou sobre a sustentabilidade necessária para termos um “Elefante Verde”, com os eixos ambiental, social e econômico se desenvolvendo concomitantemente. Ele foi premiado com uma bicicleta e junto com sua turma farão uma excursão a Nísia Floresta, onde visitarão o ECOPOSTO e participarão de várias atividades ecológicas.

Os alunos premiados pelo ‘CIDADE LIMPA”, por suas participações na criação do slogan para o Programa que será implantado em toda a cidade de Cruzeta, foram: Cláudio Roberto N. da Silva, da Escola Ana Assis de Medeiros, Maria Verônica Queiroga de S. Lins da EMCAS e Carlos Breno F. dos Santos da Escola Estadual Otávio Lamartine. O vencedor, foi o aluno do Ensino de Jovens e Adultos do EMCAS, Rienzz Elias Costa Araújo, ganhou uma bicicleta e junto com sua turma, também, realizará a viagem ecológica ao ECOPOSTO em Nísia Floresta.

O Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do Rio Grande do Norte, através da Comissão Ambiental, coordenados pela Desembargadora Zeneide Bezerra e pela magistrada Fátima Soares, respectivamente, vem desenvolvendo várias ações em todo o Estado, entre elas o Ciclo de Palestras, distribuição de canecas ecológicas e implantação de alguns projetos e programas.


 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200