Regional da Copegam no Seridó é oficialmente instalada

Nesta segunda-feira (18), na Comarca de Currais Novos, foi instalado oficialmente a Regional do Seridó da Comissão Ambiental do TJRN, tendo como coordenador o magistrado Marcus Vinicius Pereira Júnior, diretor do Fórum e coordenador de vários projetos socioambientais, a exemplo dos Programas “Cidade Limpa” e “Elefante Verde”, cujos resultados foram premiados na ocasião.

O evento contou com a apresentação cultural da Filarmônica de Cruzeta – Sexteto de Trombones , regida pelo maestro Bembem Dantas, e o show do poeta Júnior Caçarola do Grupo de Teatro Netota, apresentando o Cordel do Pau Quebrado, com a poesia matuta de Antonio Francisco.

Foram distribuídas pelo NPPS/COPEGAM as canecas ecológicas para servidores e magistrados da Regional do Seridó e feita a entrega simbólica de um coletor de resíduos a uma moradora de Cruzeta pelo servidor do Judiciário, Helisson Leonidas de Azevedo, coordenador local do “Cidade Limpa”, Programa que contemplará em sua primeira fase a distribuição de 350 unidades de coletores na cidade de Cruzeta, além da premiação dos finalistas do programa “Elefante Verde”.

Representando o Tribunal de Justiça, a Desembargadora Zeneide Bezerra que também coordena o Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do TJRN, falou entusiasmada sobre a expansão da COPEGAM pelo Estado. “A semente vem sendo plantada e temos que regá-la com afinco e dedicação, só assim veremos um mundo melhor germinar para nossos filhos e netos. Aqui em Currais Novos ficamos felizes em ver que a semente está plantada em terreno fértil, essa criançada cuidará, certamente, de transformar essas sementes em árvores frutíferas”, ratificou a Desembargadora.

Para a presidente da Comissão, juíza Fátima Soares, a continuidade das ações ambientais em cada Regional será de fundamental importância não só para o TJRN, como também para as demais Instituições. “Somos um todo e como tal teremos que trabalhar juntos a questão social e ambiental. Somos parte desse ambiente e temos que trazer sustentabilidade para o todo, assim estamos preservando nossa própria sustentabilidade”, afirmou a magistrada durante a palestra que ministrou sobre sustentabilidade.

O Núcleo de Projetos e Programas Socioambientais do TJRN – NPPS/TJRN, através da COPEGAM na Regional do Seridó, realizou a premiação das primeiras ações do Programa “Elefante Verde” e “Cidade Limpa” que vem sendo executados pelo magistrado Marcus Vinicius, diretor da Comarca, junto com a rede pública de ensino do Estado.

Além da Desembargadora Maria Zeneide Bezerra, dos magistrados Marcus Vinícius Pereira Júnior, Fátima Maria Costa Soares de Lima, prestigiaram o avento alunos e educadores da rede pública de ensino, o juiz André Melo Gomes Pereira, representando a Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte, Bernardino Fonseca de Sena, diretor-coordenador do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte e o vereador Nailzon Francisco de Albuquerque, representando a presidência da Câmara Municipal de Currais Novos.

Os Programas “Cidade Limpa” desenvolvido em Cruzeta, com coordenação local do servidor do Judiciário, Helisson Leônidas de Azevedo, que tem como meta a educação ambiental com distribuição de coletores, palestras de conscientização e outras ações que tenham como lema “Cidade limpa não é a que mais se varre, é a que menos se suja” e “Elefante Verde”, cujo objetivo é despertar através de atividades educacionais, o zelo pelo meio ambiente.

As ações dos “Elefante Verde” e "Cidade Limpa”, por se tratarem de ações continuadas e articuladas com vários segmentos sociais, vão se expandir às demais REGIONAIS (OESTE, MATO GRANDE, TRAIRI, AGRESTE E TERRA DOS POTIGUARES) dando continuidade, portanto, junto a rede pública de ensino em parceria com o Justiça e Escola, um dos outros Programas desenvolvidos pelo Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do TJRN.

Para o coordenador da Regional do Seridó “o intuito é expandir os Programas em todo o território potiguar, transformando cada espaço efetivamente, fazendo do Estado, um elefante verde”, explanou o magistrado Marcus Vinicius, cuja Regional é constituída por 37 municípios distribuídos em 17 Comarcas. Em relação ao Programa “Elefante Verde” implantado pela Copegam, na Regional do Seridó que compreende 37 municípios distribuídos em 17 Comarcas, já está inscrito no Premio Innovare, concorrendo com os demais Projetos e Programas cuja temática para este ano é “Justiça com Sustentabilidade”.

O Programa “Elefante Verde” já se encontra inscrito no Prêmio Innovare, cujos temas para 2012 é Cidadania e Sustentabilidade e ainda em sua primeira fase de implantação, já desenvolveu mais de 300 trabalhos nas Escolas, desses trabalhos foram selecionados, inicialmente, 30 atividades e dessas, foram escolhidos nove finalistas contemplados com o troféu “Elefante” durante o evento d esta manhã.

O evento teve o apoio de toda a imprensa local, Rádio Ouro Branco, Sidy’s Tv a Cabo (canal 4), TV Câmara (canal 20) que transmitiu ao vivo e a Rede Potiguar de Televisão (canal 17), uma televisão educativa e cultural feita por jovens e adolescentes da Rede Pública de ensino do Estado, projeto premiado pelo UNICEF e coordenado por Ana Paula Lopes.

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200