Noade participa da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

O NOADE (Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal) definiu atividades para marcar sua participação na Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, a ser realizada de amanhã, dia 19, até o dia 26 de junho.

As atividades serão nos dias 21 e 22. No primeiro dia serão realizados trabalhos no Forum Miguel Seabra Fagundes (localizado na Rua Lauro Pinto, em Lagoa Nova) e no Fórum Varela Barca (localizado na Av. Nsa. Sra. de Guadalupe, no Panatis, Zona Norte); no segundo dia, na praça Sete de Setembro (em frente do Tribunal de Justiça), no horário das 8h às 12h30.

A Equipe multidisciplinar do NOADE estará à disposição dos transeuntes para divulgação do trabalho que o Núcleo realiza, orientando a população em relação ao tratamento de dependência química e fazendo agendamento de atendimentos.

A programação da Semana Nacional sobre Drogas está sendo organizada pelo CONEN-RN e será aberta dia 19, às 9 horas, com uma solenidade no auditório da Reitoria da UFRN.

Na ocasião, serão entregues quatro diplomas do “Mérito pela Valorização da Vida”, emitidos pelo Ministério da Justiça em favor de quatro agraciados no Rio Grande do Norte.
Entre os homenageados estarão o desembargador Saraiva Sobrinho e o NOADE.

TRABALHO - O Noade é um órgão de assessoramento do Poder Judiciário no enfrentamento da dependência química, atuando nas áreas da prevenção, recuperação e reinserção social, buscando a promoção do bem estar e da dignidade do beneficiário.


Tem como clientela não apenas usuários e dependentes químicos, como também familiares e pessoas com problemas de drogadição em seus lares e interessadas em colaborar com o processo de tratamento e reinserção social desta demanda.

O NOADE foi criado em 1999, por meio da iniciativa do então Juiz de Direito da 4ª Vara Criminal, hoje desembargador Saraiva Sobrinho, sendo a ideia acatada pelo Tribunal de Justiça do RN, na época o desembargador Italo Pinheiro. Em 19 de novembro de 2008, o Núcleo foi oficializado através da Lei Complementar nº 371/2008.

Foram realizados, até hoje, mais de 2.400 acolhimentos e acompanhamentos de beneficiários da demanda judicial, além da demanda espontânea e familiar. Durante a sua trajetória de atuação o NOADE tornou-se uma referência no Estado como instituição atuante na área da dependência química.

Sua equipe técnica está integrada por Lucineide Medeiros Silva do Nascimento (Assistente Social-coordenadora); Mayse Cristiane Brito de Mesquita (Psicóloga), Cláudia Simone Barros de Melo Leite (Psicóloga), Luiza Andréia Costa Barros de Sousa (Assistente Social), Naira Solange Rodrigues Rocha da Silva (Pedagoga), Mary Lucie Rosado da Costa (Assistente administrativo), Jhézus Lins de França (Recepcionista).


 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200