Professores de Assu participam do Justiça e Escola

O programa Justiça e Escola chega a mais um município do RN. Os educadores da rede pública municipal de ensino participam de uma capacitação, que começou na terça-feira (05) e termina hoje (06). Assu, que na última sexta-feira (08) participou do Justiça na Praça, é o nono a receber o Justiça e Escola. O programa tem como objetivo aproximar, cada vez mais, o Judiciário da sociedade através de palestras, seminários e capacitando educadores através da metodologia "O Caráter Conta" baseado nos seis pilares que formam a base de futuros cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, contribuindo, assim, para a redução de conflitos e, consequentemente, para a paz social.

Na terça-feira manhã aconteceu a abertura das oficinas que contou com a presença da secretária de Educação, Sandra Regina Meireles Holanda Alves e da diretora da DIRED, Livanete Barreto, além de outros secretários do município. Hoje 168 professores e outros profissionais da educação participaram das oficinas.

Para Maria Helena Nunes, professora na Escola Comunitária Bela Vista, participar de oficinas como as que estão sendo ministradas é uma oportunidade única. “Sair daqui e repassar o aprendizado para alunos, colegas e pais que, muitas vezes, não entendem nossa ausência da sala de aula para nos capacitarmos, aprender aqui com cada um de vocês, conhecer a metodologia, tudo é muito positivo. Espero que todos aproveitem e a partir daqui consigamos juntos repassar valores e construir um mundo melhor”, ratifica a educadora que há 33 anos encontra-se em sala de aula.

Ao todo oito servidores do Judiciário estão em salas de aulas como multiplicadores do Programa que há cinco anos foi desenvolvido no TJRN e vem sendo executado na capital e no interior. Nesse tempo foram capacitados mais de três mil educadores que, por sua vez, serão multiplicadores do Programa em salas de aula.

As salas onde acontecem as oficinas estão decoradas de acordo com as cores dos pilares. Trabalho feito pelos próprios professores. A escola se transformou num verdadeiro arraial para receber os educadores e os servidores Adilson Cordeiro Souza, Thereza de Lisieux M. D. Barros, Ana Luzinete Pereira, Klauss Dias Chaves, Silvana Cláudia G. Jales Costa, Carla Barros e Francineide Damasceno que ministraram as oficinas sobre o Poder Judiciário e os pilares sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e Cidadania.

Para a coordenação do Programa, a capacitação do Justiça e Escola é apenas o despertar de um novo olhar para o nosso dia a dia, como bem diz a educadora Carla Barros “Cidadania não se impõe, se desperta, se inspira”.

Maria da Glória Gomes de Brito e Iana Sinara Guilherme Bezerra, servidoras do setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação ficaram entusiasmadas com as oficinas. “Mesmo enfrentando um pouco de dificuldade para participar das aulas, mediante outros afazeres, conseguimos e agora depois da passarem pelos pilares vamos às escolas, trabalhar juntos aos diretores para executar de fato a metodologia e, assim, colaborarmos na formação dos nossos alunos”, finalizam as educadoras.



 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200