ESMARN publica edição 2 da Revista Direito e Liberdade

A edição 2, do volume 13 da Revista Direito e Liberdade, da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, já está disponível no portal SEER/OJS (Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas/Open Journal Service): http://www.esmarn.tjrn.jus.br/revistas/index.php/revista_direito_e_liberdade/issue/current

O processo editorial desse periódico, realizado no último semestre, avaliou aproximadamente 70 trabalhos, sendo aprovados os 19 artigos ora publicados, que apresentam um elevado nível de exogenia. Isto é, há mais trabalhos de autores de outras instituições que não a ESMARN, bem como de autores de outros Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

As temáticas versam sobre áreas de pesquisa de disciplinas como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Penal e Processual Penal, Direito Internacional, Direito Tributário, bem como Filosofia de Direito, que se enquadram nas cinco linhas editoriais: (i) Desenvolvimento e Meio Ambiente, (ii) Cidadania e Processos Coletivos, (iii) Violência de Gênero, (iv) Produção e Aplicação do Direito e (v) Teoria do Direito, Hermenêutica e Principiologia Jurídica.

A Revista Direito e Liberdade adota a dupla avaliação cega por pares (double blind peer review), por meio do qual pelo menos dois especialistas no assunto avaliam o trabalho e emitem parecer pela aprovação, aprovação com ressalvas ou reprovação. Neste sistema, os avaliadores recebem apenas o texto, sem o nome do(s) autor(es), de modo que a avaliação considera apenas a qualidade do conteúdo e não a titulação ou representatividade do(s) autor(es). Além disso, “avaliação por pares” significa também que os avaliadores terão sempre titulação igual ou superior a do(s) autor(es), por exemplo, um doutor é avaliado por dois ou mais doutores, sem que tais examinadores saibam quem é ou são o(s) autor(es).

Os interessados em submeter trabalhos ao processo editorial deverão remetê-los à Revista Direito e Liberdade até o dia 30 de junho de 2012.

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200