Justiça na Praça é recebido com festa em Nova Cruz

O município de Nova Cruz, na região Agreste potiguar, recebeu o Programa “Justiça na Praça” com festa nesta segunda-feira (14) e a população da cidade participou ativamente do projeto do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) seja recebendo assistência jurídica, retirando gratuitamente documentos como identidade e CPF ou comparecendo às festividades do evento. A presidente do TJRN, desembargadora Judite Nunes, destacou que é mais uma iniciativa que deixa sensação de dever cumprido pelo Poder Judiciário.

“Viemos oferecer acesso mais fácil e ágil à população de Nova Cruz, como já fizemos com satisfação em tantas outras. Eu tenho certeza que realizamos mais um espetáculo de cidadania, onde os atores do direito saem dos seus gabinetes para ir ao espaço mais próximo do público”, destacou a desembargadora Judite.

O programa “Justiça na Praça” dispõe ao cidadão inúmeros serviços oferecidos pelo Poder Judiciário e parceiros, entre eles o Plantão Jurídico, Advocacia Voluntária, Defensoria Pública, atuação do Ministério Público, além de emissão de documentos, assistência médica e fotocópias, tudo de forma gratuita, eficaz e sem burocracia.

A desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de Projetos do TJRN, foi homenageada com uma placa e uma poesia, presentes do advogado Diógenes da Cunha Lima, que ressaltou os serviços prestados pela magistrada. “Esse viéis social do projeto é muito importante para a cidadania”, enfatizou ela. A desembargadora faz questão, além de organizar pessoalmente o evento, de visitar o andamento dos serviços prestados e se dispor, ela mesma, à população. “É importante essa disponibilidade porque esse evento é para a população, para que ela possa se beneficiar dos serviços oferecidos”, destacou.

Antes da realização do casamento comunitário de 186 casais novacruzenses, o prefeito Flávio Azevedo também falou à cidade. A prefeitura é parceria do projeto e cede a estrutura física e dá suporte ao evento. “Um projeto que mostra que o serviço deve estar ao alcance do cidadão. É com muita satisfação que recebemos os senhores aqui”, disse ele.

A governadora Rosalba Ciarlini também prestigiou o evento. “Muito gratificada. Faço questão de comparecer em ações de cidadania como essa do Tribunal”, disse ela.

Justiça e Escola
Como é de praxe, sempre após o “Justiça na Praça” o TJRN realiza a capacitação de profissionais da rede de ensino do município, com a metodologia do caráter conta. A ideia visa promover uma educação de valores necessária para a formação ética do verdadeiro cidadão, além de conscientizar pais alunos professores e a comunidade em geral sobre direitos e deveres. A forma de exercê-los baseando sempre nos pilares que constroem o caráter humano, que são responsabilidade, respeito, senso de justiça, sinceridade, zelo e cidadania.

Esse é o projeto “Justiça e Escola”, também uma iniciativa do Poder Judiciário, e que deve acontecer em Nova Cruz na quarta-feira (16).

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200