9ª Vara Cível recebe petições no sistema PJe a partir desta quarta (29)

Até a próxima quarta-feira (29), a 9ª Vara Cível da capital deve abrir o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), novo sistema de informática do Poder Judiciário, para o público externo. Até então, a nova ferramenta vem sendo usada, em caráter experimental, apenas para o uso interno dos servidores, no protocolamento de processos e para a familiarização com os procedimentos.

O juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Fábio Filgueira, adianta que esta unidade será a vara piloto para a disseminação do PJe em todas as varas cíveis. “Este é mais um marco na implantação deste sistema no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte”, complementa o magistrado.

A 9ª Vara foi a primeira unidade a receber o PJe, após a implantação nos juizados especiais, dentro do cronograma de expansão do novo sistema, que promete acelerar a tramitação processual em até 70%. “Será aberto para advogados e para o jurisdicionado”, explica o diretor do Departamento de Projetos e Sistemas do TJRN, Kleber Tavares.

Procedimentos como carimbos e juntadas de processos, trabalhos típicos de Secretaria de Vara, devem ficar mesmo para o passado com a virtualização processual no TJRN. O Tribunal ganhará em economia de tempo e recursos financeiros além de poder otimizar a atuação dos servidores.

Atualmente, o Tribunal tem custo de R$ 3 milhões com a manutenção do Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ), que não é virtual. O antigo sistema Projudi também irá sendo desativado, paulatinamente.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200