TJRN emite mais de 110 mil certidões por meio de seu site

A comodidade de obter certidões via internet ganhou números expressivos, no decorrer de 2013, segundo a contabilização do Departamento de Projetos e Sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Para se ter ideia da adesão dos usuários ao serviço ofertado pelo TJ desde o ano passado, foram emitidas um total de 113.605 certidões, incluindo certidões cíveis, criminais e empresariais.

Antes do sistema, o usuário tinha que se dirigir a um cartório distribuidor da sua Comarca para obter a certidão e esperar um prazo para resposta. Mas, atualmente, o documento pode ser obtido em tempo real, na comodidade de casa ou em qualquer outro local, desde que se tenha acesso à Internet.

A facilidade trouxe benefícios também para o Judiciário pois, por exemplo, caiu sensivelmente o número de pessoas que procuram o Fórum Miguel Seabra Fagundes em busca das certidões. Se antes da implantação do sistema eram 100 certidões retiradas no local, esse número caiu para uma média de apenas cinco.

De acordo com o balanço informado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic), a maior procura dos usuários é pelas certidões negativas de antecedentes criminais. Foram emitidas 78.996 certidões deste tipo, o que significa 69,5% do total de documentos emitidos.

Além disso, foram emitidas 17.044 certidões da área cível (Ações e Execuções Cíveis e Fiscais). Em relação às certidões de Interdição, Tutela ou Curatela foram registradas 1.757 emissões. No âmbito empresarial, foram emitidas 15.808 certidões sobre Falência, Concordata ou Recuperação Judicial.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200