"Justiça e Escola" mobilizou 22 mil estudantes e professores em 2013

O “Justiça & Escola” iniciativa do Tribunal de Justiça potiguar que tem cada vez mais atraído o interesse de vários municípios do Estado, mobilizou 1093 professores das redes municipal e estadual de ensino em cidades como Parnamirim, São Gonçalo de Amarante, Maxaranguape, Vere Cruz, Serra Caiada, Elói de Souza, Macaíba, Pau dos Ferros e eventos como o Intercâmbio Pedagógico e I Encontro Municipal do Justiça e Escola, que reuniu diversos profissionais da educação em Natal, no final de 2013. Centenas de estabelecimentos de ensino também integram esta iniciativa.

Quanto aos alunos, aqueles que irão receber ensinamentos e orientações sobre cidadania, foram beneficiados pelo programa 20.884 crianças e adolescentes. Macaíba registra 9.613 crianças envolvidas com o programa, que tem coordenação executiva do juiz Undário Andrade. A mesma cidade foi a que mobilizou a maior quantidade de professores, 288 deles que foram capacitados 6 Pilares do Caráter : sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, ética e cidadania.

O juiz José Undário Andrade, coordenador Executivo do Justiça & Escola, ressalta ser meta do programa o exercício da ética enquanto ação transformadora e de formação cidadã dos alunos e de suas famílias por meio da disseminação de valores e práticas. “A personalidade tem o poder de abrir portas, mas é o caráter que as mantêm abertas”.

O magistrado enfatiza que a ética e a cidadania são ferramentas essenciais para o convívio em sociedade e que ao estimular essas práticas, o Judiciário passa a buscar uma justiça preventiva ao invés da resolução de conflitos. Citando um teólogo e educador alemão, José Undário finaliza: “dar o exemplo não é uma das melhores formas de educar. É a única”.


 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200