Solenidade encerra atividades de 2013 do Programa Justiça na Escola

Na noite dessa quinta-feira (12), na Escola Municipal Professor Severino Bezerra, no município de Pau dos Ferros aconteceu a cerimônia de encerramento das atividades do Programa Justiça na Escola no ano de 2013. A solenidade reuniu magistrados e servidores do Judiciário, representantes e professores da Secretaria Municipal de Educação e alunos do Ensino Infantil e Fundamental da Rede Pública municipal que participam do Programa.

A abertura se deu com a Orquestra Filarmônica Jovem e, na ocasião, foi apresentado o enfoque dado ao programa pelos educadores que compõem a Rede Municipal de Ensino, relembrando diversos momentos das atividades desenvolvidas nas escolas por alunos e professores. Na seqüência, as apresentações culturais com teatro, música e dança foram se sobrepondo: “Todas as cores”, “Vivendo e revivendo valores”, “Paródia das Cores”, “Herdeiros do Futuro”, “Trânsito: vivenciando valores”,  “Construindo Valores”, “Quantas vezes você omitiu a verdade”, “A viagem das mil luas” e os Corais compostos por alunos do Ensino Fundamental, todos exibindo o conteúdo apreendido através do Programa Justiça e Escola e sua metodologia.

O evento contou com a presença da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino, a magistrada Fátima Soares, uma das coordenadoras do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (Naps),  pelo prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, pela Secretária de Educação, Francisca Dantas, além de outros secretários e assessores municipais e do Judiciário, além do presidente da Câmara Municipal, vereadora Francisca Itacira Aires Nunes.

A Desembargadora Zeneide Bezerra exaltou a importância da valorização do professor e enfatizou que somente através da educação, possamos mais tarde dizer que fizemos a nossa parte e fez menção ao Justiça e Escola, citando o pensamento do sociólogo francês François Dubet: “escola justa é aquela que lança mão de todos as possibilidades para proporcionar igualdade de oportunidades a todos”, destacou a magistrada.

Judiciário na Escola

Depois da explanação por parte da Secretária de Educação, Francisca Dantas de Lima Costa, sobre a disseminação dos valores na rede de ensino e a importancia da parceria entre o Judiciário e a Escola, o diretor da Escola Municipal Severino Bezerra, falou da implantação doprograma e seu desenvolvimento há um ano: “Aqui nesta escola vivenciamos os pilares e trabalhamos a necessidade de vivenciarmos junto a comunidade escolar relações saudáveis que ultrapassem os muros da escola. Assim, trabalhamos os valores inseridos pelo Programa”.

O Programa Justiça e Escola implantado em agosto de 2012 em Pau dos Ferros, atualmente está sendo desenvolvido nas 13 escolas localizadas na zona urbana e quatro, na zona rural, atingindo 165 professores que, por sua vez, dissemina os valores de sua metodologia, para 1.961 alunos que de forma consistente mostraram em suas apresentações o conteúdo apreendido.

Nesta sexta-feira acontecem exposições de trabalhos em salas de aula, e a partir das 18h, na praça de eventos Nossa Senhora da Conceição , acontecerá a edição especial do Justiça na Praça com 130 casamentos, cujos casais são oriundos de Pau dos Ferros, Água Nova, Encanto, Francisco  Dantas, São Francisco do Oeste, Riacho de Santana e Rafael Fernandes.

 

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200