Curso capacita servidores em Gestão de Processos e Gerenciamento da Rotina

Servidores de diversos setores administrativos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte participam hoje (9), amanhã e quarta-feira, do curso de Gestão de Processos e Gerenciamento da Rotina, cujo objetivo é desenvolver e aplicar metodologias para o andamento mais célere e eficiente dos processos da organização, e consequentemente, melhorar a prestação de serviço da Justiça. O treinamento está sendo aplicado na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn).

O curso é ministrado pelo professor Adriano Leão Venceslau, servidor do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe, onde ocupa a função de assessor de Gestão Estratégica. “A gestão de processos coloca em cena quem deve estar em destaque, que é o agente interessado nos serviços. Nós somos responsáveis diretos pelo bom desempenho no andamento dos processos e temos que assumir essa posição”, explica Venceslau.

A metodologia do curso trabalha a formação de grupos, com o objetivo de “compreender os benefícios da metodologia de gestão de processos aplicada à organização e sua influência na tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura voltada para a melhoria contínua”, aponta o professor. Dinâmicas, as aulas estimulam os participantes a aplicarem a teoria à realidade da instituição.

Para o secretário de Controle Interno do TJRN, José Jailson da Silva, um dos participantes do treinamento, estudar e analisar os trâmites processuais e conhecer exemplos de rotinas mais eficientes é um dos caminhos para evitar os retrabalhos e, principalmente, acelerar os trâmites.

"A morosidade é o principal problema na gestão dos processos, e isso se reflete como uma das principais críticas da população ao setor público. Portanto, estamos focados em fazer com que os processos, também no campo administrativo, caminhem com mais celeridade", afirma José Jaílson.

O curso reúne servidores que atuam nas áreas de controle interno, administração, compras, planejamento estratégico, comunicação e assessoria jurídica, entre outros, e está sendo promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SPGE).

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200