TJRN inicia atividades da Semana de Conciliação

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) deu largada nesta segunda-feira (2) às atividades da Semana de Conciliação, ação capitaneada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que teve a adesão de todos os Estados do país. Somente na capital, há uma expectativa de que quase duas mil audiências sejam realizadas. Os trabalhos serão realizados em todas as Comarcas do Estado.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Aderson Silvino, destacou que a preocupação com o acúmulo de processos e com a celeridade na resolução dos conflitos tem pautado as ações do Judiciário com fim de uma prestação de serviço mais célere e eficaz.

“Poderíamos nos inspirar nos japoneses. Eles utilizam as técnicas de conciliação e mediação de forma tão eficiente que têm obtido uma média de 70% de todas as demandas resolvidas por meio de acordos”, frisou o magistrado. O presidente Aderson Silvino destacou ainda que os avanços no âmbito do Judiciário potiguar são visíveis e que as conciliações têm contribuído decisivamente para a redução do número de processos pendentes.

Para a coordenadora do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais do TJRN, desembargadora Zeneide Bezerra, a Semana de Conciliação é mais um trunfo do Tribunal de Justiça em busca da eficiência na prestação jurisdicional e atendimento digno e célere à sociedade. “Esse é somente mais um dos mutirões, entre os tantos que realizados ao longo do ano. Isso é muito importante para melhorar as ações do Judiciário”, frisou ela.

Na ocasião, dois grupos culturais se apresentaram para a mesa de autoridades e a plateia composta pelos casais que participariam posteriormente do casamento comunitário. Em homenagem aos noivos foi apresentada a peça “Até que a Morte nos Separe”, uma leitura cênica de um casamento comum, sobre cotidiano e a felicidade a dois.

Na mesa de autoridades estavam presentes, além dos desembargadores Aderson Silvino e Zeneide Bezerra; as juízas Fátima Soares (celebrante dos casamentos) e Rossana Alzir (coordenadora da Semana de Conciliação); além do vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RN (OAB/RN), Marcos Guerra; do procurador estadual Cristiano Feitosa; e do procurador de Justiça Josino Pereira.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200