Copedem: Ações da ESMARN na área de formação e qualificação de magistrados são elogiadas

Mais que uma comemoração aos 25 anos da Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), do Tribunal de Justiça do RN, a abertura do 34º encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), ocorrida nessa quinta-feira (28), consistiu em um resgate ao pioneirismo do TJRN nas ações de incentivo a qualificação de magistrados. O desembargador Expedito Ferreira, presidente da Esmarn, abriu o encontro e foi precedido pelo presidente do Copedem, desembargador Antônio Rulli Júnior.

O desembargador Antônio Rulli destacou o caráter pedagógico da gestão do desembargador Expedito Ferreira e citou como exemplo o curso de mestrado para juízes que a Esmarn tem em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o curso em tempo integral para formação dos assistentes dos juízes. “O desembargador Expedito representa hoje todo esse progresso e essa forma de se fazer a Justiça, com sentenças e decisões cada vez mais qualificadas e coerentes”, frisou o magistrado.

O desembargador Expedito agradeceu as palavras do presidente do Copedem e destacou que a ESMARN dará continuidade às ações a seara pedagógica e de qualificação de magistrados e servidores. Ele concordou com o desembargador Rulli quando este frisou que é necessário formar um corpo de juízes para ministrar aulas a outros juízes.

A reunião deste ano terá como tema central o “Curso de Iniciação Funcional”, a partir do qual serão discutidos assuntos como a formação inicial de magistrados no Brasil e os novos desafios que a sociedade impõe à prática judicante e aos profissionais que nela atuam. O encontro prossegue até este sábado (30).

Homenagem

Durante o 34º Copedem está previsto ainda a entrega da medalha de honra ao mérito Domingos Franciulli Netto, conferida pelo Colégio ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o potiguar Emmanoel Pereira. A medalha tem o objetivo de homenagear personalidades em razão de relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Poder Judiciário.

Criado em 2005, o Copedem tem por objetivos a defesa de princípios, prerrogativas, independência e funções institucionais de todas as escolas estaduais, voltadas para a formação e aperfeiçoamento de magistrados. São também premissas do colegiado, a promoção da integração das Escolas Estaduais da Magistratura, o crescimento intelectual do magistrado e o fortalecimento das respectivas instituições.

A coordenadora do Núcleo de Projetos do TJRN, desembargadora Zeneide Bezerra, também destacou a importância do encontro. “Importante para a formação do magistrado e intercâmbio de ideias”, comentou a magistrada.

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200