Copedem: Esmarn sediará 34º encontro de diretores de escolas da magistratura

A Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), do Tribunal de Justiça do RN, completa 25 anos e será a anfitriã do 34º encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que ocorrerá de hoje (28), até o dia 30 de novembro, em Natal. A abertura ocorrerá às 15h, no auditório da Esmarn. O desembargador Expedito Ferreira, presidente da Escola de Magistratura do RN, desejará as boas vindas aos presentes e declarará aberto o encontro.

A reunião deste ano terá como tema central o “Curso de Iniciação Funcional”, a partir do qual serão discutidos assuntos como a formação inicial de magistrados no Brasil e os novos desafios que a sociedade impõe à prática judicante e aos profissionais que nela atuam.

Durante o 34º Copedem está previsto ainda a entrega da medalha de honra ao mérito Domingos Franciulli Netto, conferida pelo Colégio ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o potiguar Emmanoel Pereira. A medalha tem o objetivo de homenagear personalidades em razão de relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Poder Judiciário.

Criado em 2005, o Copedem tem por objetivos a defesa de princípios, prerrogativas, independência e funções institucionais de todas as escolas estaduais, voltadas para a formação e aperfeiçoamento de magistrados. São também premissas do colegiado, a promoção da integração das Escolas Estaduais da Magistratura, o crescimento intelectual do magistrado e o fortalecimento das respectivas instituições.

Congresso de Direito

O 1º Congresso de Direito da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte – evento que marca os 25 anos de criação da Esmarn – também começa nesta quinta-feira e tem início às 19h30, na sede da Escola em Lagoa Nova. O evento deverá reunir 400 participantes.

De acordo com a juíza Ticiana Delgado, o Congresso é marcante e tem sua importância na contribuição para uma formação de qualidade dos magistrados, o que se reverte em benefício de toda a sociedade norte-riograndense. Para comemorar o aniversário da escola, ela afirmou que nomes de grande expressão no cenário jurídico nacional foram convidados para debater temas atuais do direito.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200