Varas Cíveis ganham reforço de estagiários-conciliadores

As Varas Cíveis de Natal receberão, até o fim deste mês, o reforço de estagiários-conciliadores, os quais foram aprovados no último concurso, realizado no fim deste ano.

Inicialmente, foram aprovados 60 estudantes do 3º ano do curso de Direito, que estão se submetendo a uma nova fase do processo seletivo, na 13ª Vara Cível, onde ficarão 30. Segundo a juíza titular, Dra. Rossana Alzir, todos estão sendo avaliados através de audiências de conciliação presididas por eles.

“Eu não interfiro. Deixo que eles tomem as iniciativas necessárias e depois faço a avaliação”, explica a magistrada, ao ressaltar que os aprovados nesta segunda etapa serão encaminhados para as Varas dos juízes Cleófas Coelho, Virgínia Rego, Sulamita Pacheco e Rossana Alzir Macedo.

“Eles precisam ser educados, gentir e ter iniciativa para sugerir propostas de acordos, entre outros elementos”, diz a magistrada, ao destacar que o benefício é tanto para o estudante, que ganha experiência ao chegar no mercado de trabalho, quanto para o Judiciário, que estimula a cultura da conciliação.

 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200