Encontro reúne 10 municípios participantes do Justiça & Escola

A metodologia do Programa “Justiça & Escola”, iniciativa do Tribunal de Justiça do RN, será apresentado a 110 professores de 10 municípios potiguares, durante o 4º Intercâmbio Pedagógico – 1º Encontro Intermunicipal do Justiça & Escola. O evento está sendo promovido pelo Município de Natal hoje (18) e amanhã, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN), na Cidade Alta. “Estamos aqui para falar de Educação e Cidadania. É essa a missão desse que é um projeto tão importante do Poder Judiciário”, destacou o vice-presidente do TJRN, desembargador Saraiva Sobrinho.

Os professores serão capacitados a partir da proposta educativa pautada em valores éticos que são respaldados na metodologia do “caráter conta”. A proposta aborda seis pilares: respeito, responsabilidade, zelo, cidadania, senso de justiça e sinceridade. A ideia do encontro intermunicipal é socializar experiências exitosas desenvolvidas pelas escolas com base na metodologia. Além de Natal, participarão do encontro os municípios de Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Serra Caiada, Tangará, Vera Cruz, Elói de Souza, Macaíba e Maxaranguape.

A coordenadora do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais do TJRN, desembargadora Zeneide Bezerra, lembrou que o Justiça & Escola já alcançou mais de meio milhão de alunos, com as capacitações realizadas junto aos professores das diversas escolas do RN. “Que todos nós façamos a diferença e ajudemos o nosso país com Educação, Educação e Educação. Esse é o começo de tudo”, enfatizou a magistrada. Os juízes Jarbas Bezerra e José Undário, coordenador do Justiça & Escola, também participaram da abertura do evento.

O juiz Jarbas Bezerra afirmou que não é salutar a um cidadão se nutrir de conhecimentos técnicos e não ter o mínimo de conhecimento de cidadania. Foi aplaudido enquanto falava. Ele é autor do projeto 'Cidadania de A a Z' e se pôs à disposição para tratar do assunto com os profissionais presentes. “Muita satisfação para o Poder Judiciário encabeçar um projeto como esse”, acrescentou o juiz José Undário.

A secretário de Educação de Natal, Justina Iva, destacou que o Justiça & Escola contribui com uma sociedade melhor. “Colheremos os frutos daqui a um tempo, com certeza. Para nós da capital é uma satisfação muito grande fazer parte desse projeto”, assinalou.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200