Culminância encerra ação formativa do programa Justiça & Escola em Sen. Elói de Souza

Os integrantes do Justiça & Escola encerraram na noite de ontem (12), na Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos, mais uma ação formativa do programa. Desta vez, 150 professores da rede de ensino do município de Senador Elói de Souza foram capacitados como multiplicadores da metodologia “O caráter conta” e deverão replicar esses novos conhecimentos para mais de 1.400 alunos, atingindo cerca de 1.200 famílias.

O programa Justiça & Escola é uma ação educativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que busca promover transformação social por meio da ética, trabalhando a formação de crianças e adolescentes nas escolas através de seis pilares fundamentais: cidadania, responsabilidade, respeito, sinceridade, senso de justiça e zelo.

Uma grande culminância marcou o encerramento da ação formativa após dois dias de capacitação, unindo apresentações culturais à esperança de que os valores defendidos pela metodologia apresentada resultem na construção da cidadania e de um futuro com melhores perspectivas. Participaram da capacitação os professores da rede municipal e estadual de ensino, além de representantes do Conselho Tutelar e servidores da Ação Social. Seis escolas municipais, sendo cinco na área rural, serão beneficiadas.

Além dos educadores e da equipe de formadores, composta por servidores do TJRN, participaram do evento o juiz José Undário Andrade, coordenador do Justiça & Escola; o vice-prefeito do município, Grimaldi Ferreira Lins; o presidente da Câmara Municipal, José Ilmar Câmara; os secretários de Educação e de Ação Social, Josué Freitas Campos e Zoraide Fernandes de Araújo; o promotor de Justiça Lenildo Queiroz Bezerra; além de outras autoridades locais.

Após fazer uma saudação especial a todos os educadores presentes, o coordenador do Justiça & Escola, juiz José Undário Andrade afirmou que o programa realiza um “trabalho de sensibilidade para com o próximo, para com a educação e para com o futuro”. Ele afirmou ainda que é um defensor da escola pública, onde sempre estudou, e que acredita que ela é capaz, apesar de todas as dificuldades, de transformar vidas e formar pessoas melhores.

O magistrado fez uma breve apresentação sobre a trajetória do programa, que nasceu em 2007 e chegará ao fim deste ano implantado em 17 municípios do Rio Grande do Norte, alcançando um público de cerca de 500 mil alunos da rede pública e mais de 4 mil educadores capacitados na metodologia de “O caráter conta” - prática disseminada no país apenas no RN, Minas Gerais e Santa Catarina.

O secretário de Educação de Elói de Souza, professor Josué Campos, afirmou que o Justiça & Escola trouxe um momento significativo para o município. “Um novo futuro começa hoje, respaldado por uma nova visão de mundo”, definiu. Ele também ressaltou o papel dos educadores enquanto agentes de transformação, impulsionados agora pelos novos saberes adquiridos com o Justiça & Escola. Josué Campos elogiou as múltiplas possibilidades trazidas pelo programa e que elas resultarão em novos atitudes pela população.

O vice-prefeito Grimaldi Ferreira Lins ressaltou que o Justiça & Escola irá renovar os conhecimentos dos educadores e contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Também disse que a Prefeitura está comprometida, por meio de suas ações nas áreas da Educação e Ação Social, em levar à população os conhecimentos sobre seus direitos e deveres, o exercício da cidadania e os caminhos do Poder Judiciário.

Apresentações

O evento contou com a apresentação da banda sinfônica de São Pedro, formada por jovens, e que apresentou um repertório de músicas dos anos 1960 e 1980. O grupo cultural Cultura Viva realizou uma demonstração de quadrilha juninas. Os alunos do grupo de teatro coordenado pelo professor Gecione de Souza apresentaram uma peça, retratando o Justiça & Escola e os seis pilares da metodologia “O Caráter Conta”. Um grupo de educadoras fez uma homenagem a equipe de capacitadores do programa.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200