Paternidade : “Conheça Seu Direito” será lançado em Parnamirim na segunda (18)

Parnamirim é a próxima cidade a receber ações da campanha “Conheça Seu Direito”, iniciativa do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (Naps) do Tribunal de Justiça do RN. O evento de lançamento ocorre na segunda-feira (18), a partir das 17h, na Escola Augusto Severo, Rua Sargento Norberto Marques, 158, Centro. Durante a abertura, a juíza Fátima Soares, da 1ª Vara da Família da Zona Sul, fará palestra sobre reconhecimento de paternidade. Em paralelo à exposição, os presentes receberão material informativo sobre este direito com orientações sobre exame de DNA, direitos dos filhos a terem o nome do pai na certidão de nascimento, entre vários outros aspectos ligados ao assunto.

Os números de pessoas, sobretudo crianças, adolescentes e jovens sem o nome do pai na certidão de nascimento, são expressivos. A juíza Fátima Soares lembra que dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), deste ano, indicam que em Parnamirim, 3.889 pessoas não contam com o nome do genitor no documento. Em todo o Rio Grande do Norte, a quantidade é de 84.824. Vale ressaltar, segundo a magistrada, que a quantidade muda todo dia, com os nascimentos diários e eventuais reconhecimentos de paternidade. “O importante é levar informação para filhos e pais, os direitos dos primeiros e os deveres daqueles que devem ser responsáveis pelos seus descendentes”, reforça a juíza.

Este ano, o “Conheça Seu Direito” já foi lançado em Pendências, Macau, Pau dos Ferros, Mossoró, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Vera Cruz e Brejinho.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200