Curso prepara aprovados no concurso Estagiário-Conciliador

Segue até o dia 20 de abril o curso de formação para os 62 candidatos aprovados na 1ª fase do processo seletivo para Estagiário-Conciliador, realizado pela Escola de Magistratura do RN (ESMARN). Os candidatos são os alunos dos cursos de Direito e Psicologia que desenvolverão os conhecimentos básicos e indispensáveis para o bom desempenho de métodos consensuais de solução de conflitos nos Núcleos de Conciliação.

O curso tem uma carga horária de 68h/aula e está dividido em cinco módulos: Modus Operandi – Centro de Resolução de Disputas (CRD) ministrado pela juíza Sulamita Bezerra Pacheco, Introdução aos Meios Alternativos de Solução de Conflitos (IMASC) que terá como professora Cristiane Carneiro. O juiz Paulo Giovani Militão de Alencar vai ministrar o módulo Conciliação e Mediação e suas Técnicas, o módulo quatro,Psicologia na solução dos conflitos, ficará a cargo de Jordana Celli Bulhões Campos. Prática de Audiência é o último módulo do curso e será ministrados pelos juízes: Andreo Aleksandro Nobre Marques, Cleofas Coelho de Araújo Junior, Rossana Alzir Diógenes Macedo,Sulamita Bezerra Pacheco e Virgínia Rêgo Bezerra.

Serão realizadas ainda aulas práticas nas varas e juizados dos professores. Os alunos irão presidir audiências reais, sob a supervisão e orientação dos professores, e de acordo com prévia autorização da corregedoria do TJRN. Cada aluno deverá presidir, pelo menos, uma audiência, bem como permanecer presente durante toda a aula avaliativa, enquanto os colegas também estarão praticando e o professor dando orientações técnicas necessárias.

A classificação será feita de acordo com a ordem decrescente da média geral, obtida através da soma das notas das disciplinas dividida pelo número de disciplinas do curso. Serão considerados aprovados no concurso os 28 candidatos do curso de Direito e dois do curso de Psicologia que obtiverem a melhor média geral de notas no Curso de Formação de Estagiários Conciliadores.

Em caso de empate, terá preferência o candidato que obtiver a maior nota na disciplina de “Conciliação e Mediação e suas Técnicas”, persistindo o empate terá preferência o candidato mais velho.

As aulas acontecem na ESMARN no horário das 14h às 18h.


 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200