Justiça e Escola realiza Ação Formativa

O Tribunal de Justiça do RN e a Secretaria Municipal de Educação de Natal, através do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), realizam durante todo o dia de hoje e na amanhã deste sábado, na Escola de Magistratura do RN (ESMARN) , a Ação Formativa do Programa Justiça e Escola, voltado para servidores deste Tribunal.

Na abertura do evento, o coordenador do Programa, o juiz da 16ª vara Cível de Natal, José Undário Andrade, falou para os participantes. “Quem participa de uma capacitação do Justiça e Escola, se transforma”, disse o magistrado. Ele tem experiência para falar do assunto, pois logo que o Programa foi criado, integrou uma equipe do TJ que viajou para participar de Ação Formativa, em Joinville, onde recebeu capacitação na metodologia “O Caráter Conta”, uma das ferramentas utilizadas pelo Justiça e Escola. O magistrado foi um dos primeiros “alunos” formados no Estado do Rio Grande do Norte.

Além da participação de novos servidores, esta Ação também conta com outros capacitados anteriormente, bem como, professores da rede municipal de ensino.

Histórico do Programa

Em 2007, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, deu início ao Programa Justiça e Escola, na gestão “Cidadania em Pauta”, do Des. Osvaldo Cruz, com o propósito de promover- através de parcerias do TJRN com as secretarias de educação dos municípios de Natal, Assu, Ceará-Mirim e associações comunitárias, fundações e creches - ações de cidadania e aproximar a Justiça da comunidade potiguar, tornando-a mais acessível para a população, de modo a melhorar a imagem do Judiciário perante os diversos setores sociais; replicar programas de educação que conscientizem pais, alunos e professores sobre a importância de conhecer seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los; incentivar o conhecimento sobre a estrutura, funcionamento e especialidades do Poder Judiciário.

O Justiça e Escola trabalha com a metodologia "O caráter conta" que tem como referência os pilares que constroem o caráter, tais como, responsabilidade, respeito, senso de justiça, sinceridade, zelo e cidadania. O programa "o caráter conta" surgiu nos Estados Unidos em 1993 - iniciativa do professor Michael Josephson - para disseminar entre os jovens americanos a educação ética. Hoje, além do RN, Minas Gerais e Santa Catarina - pioneiro no Brasil - trabalham com a referida metodologia nas suas escolas.

Em 2009/2010, foram assinados convênios com a Secretaria de Educação do Estado do RN e a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante, tendo os seus servidores sido capacitados em março de 2011. No mesmo ano, o município de Parnamirim, Itajá e São Tomé capacitaram os seus educadores.

Em fevereiro último, o Programa Justiça e Escola aconteceu em Alto do Rodrigues e, ao longo do ano será realizado nos seguintes municípios: Currais Novos, Afonso Bezerra, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Nova Cruz, Assu, Tangará e Pau dos Ferros e Areia Branca.

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200