Dia do Planejamento debate "Crise e Liderança" com Paulo César Medeiros

O “Dia do Planejamento”, realizado mensalmente pelos gestores e secretários do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte trouxe uma inovação em sua edição realizada hoje (14): a reunião começou com uma palestra do economista e ex-secretário estadual da Administração, Paulo César Medeiros, sobre o tema Crise e Liderança. A ideia é que, a partir de agora, os encontros mensais - onde são discutidas as metas e ações do TJRN - tenham sempre uma palestra de abertura, com temas atuais e pertinentes à administração.

Em sua exposição, Paulo César Medeiros falou sobre os conceitos de crise, suas motivações e níveis de alcance. Ele ressaltou que as crises tendem a apresentar um cenário prévio, que trazem todos os sinais de que ela está se instaurando, mas que esses indícios tendem a ser negados pelos envolvidos, seja porque estão numa zona de conforto ou porque não querem acreditar na mudança de cenário.

O economista, que atualmente trabalha no Governo do Rio de Janeiro (Subsecretaria de Carreiras, Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas), falou sobre as crises econômicas mundiais e também sobre as recentes manifestações populares deflagradas no país desde junho, analisadas por Medeiros como uma grande crise de representação da classe política.

Paulo César falou aos presentes também de como as mudanças na comunicação transformaram profundamente as relações de pessoas e instituições, possibilitando o acesso a informações antes indisponíveis para a maioria da população e aumentando também a sua capacidade de indignação e reação dessas pessoas. “É preciso mobilizar uma certa quantidade de pessoas, seus corações e mentes, para fazer o organismo sair do imobilismo e responder à crise”, aponta. Ao final da exposição, o economista participou de um debate com os gestores presentes.

Na reunião do Dia do Planejamento, também foi exibido o vídeo dos projetos de comunicação do Tribunal de Justiça que foram agraciados no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na última sexta-feira (11), em São Paulo. A campanha institucional para a Residência Judicial da Escola da Magistratura (Esmarn) ficou em primeiro lugar em sua categoria, e os projetos de comunicação para o Expresso Judiciário e para a divulgação das metas do CNJ alcançaram os terceiros lugares.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200