De forma inédita, "Justiça & Escola" trabalha diretamente com alunos de Parnamirim

De forma pioneira, o programa Justiça & Escola realizou uma edição diferente hoje (19) na Base Aérea de Parnamirim, com a participação de 300 crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos das escolas municipais Manoel Machado, João Gomes e Maria Fernandes Saraiva. Esses estudantes participam do projeto “Forças no Esporte”, desenvolvido naquela unidade da Força Aérea Brasileira, recebendo diariamente café da manhã, reforço escolar, atividades pedagógicas, almoço, em um trabalho apoioado pelos ministérios do Esporte, da Defesa e o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. As atividades são coordenadas pela tenente e assistente social Sabrina Zacaron. Os desembargadores Saraiva Sobrinho, vice-presidente do TJRN, e Zeneide Bezerra, ao lado do comandante da Base, coronel-aviador João Campos Ferreira Filho, prestigiaram o evento, saudando os estudantes e ressaltando a importância de cultivar os valores que formam homens e mulheres dignos para a vida em sociedade e comunitária.

“Esta é uma experiência piloto, quando em vez de capacitarmos professores que serão multiplicadores da metodologia do programa, transmitimos os conhecimento sobre os seis pilares do programa diretamente aos estudantes”, observa o juiz José Undário Andrade, coordenador executivo do “Justiça & Escola”, desde o início de 2012. A escolha para sediar esta edição na Base foi a proximidade com Natal e a parceira que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) desenvolve com aquele dispositivo da Aeronáutica.

“Montamos seis ambientes em um cenário descontraído para falar sobre responsabilidade, zelo, cidadania, senso de justiça, sinceridade e respeito, sem perder de vista a atuação pedagógica”, explica Undário. Ele acrescenta que a experiência será avaliada para eventuais ajustes e que o mais relevante é ouvir a opinião dos alunos sobre a sistemática aplicada. Os estudantes são transportadores, diariamente para a base, no turno no qual não tem aulas na escola formal. Como se fosse um segundo tempo educacional. Universidades como UnP, UVA e Facex apoiam as atividades do “Força no Esporte”, com a participação de monitores permanentes nas áreas de educação física, pedagogia e psicologia.

Sucesso

Baseado em Metodologia do programa Companheiros das Américas, o “Justiça & Escola” já foi implantado pelo Núcleo de Açoes e Programas Socioambientais (Naps) do TJRN em 2008, sob a coordenação geral da desembargadora Zeneide Bezerra. De lá até hoje, foram capacitados 4 mil docentes, que multiplicaram a filosofia do “O Caráter Conta” para 500 mil estudantes de 14 municípios. A próxima jornada acontece na segunda-feira (23), em Serra Caiada, a 66 quilômetros de Natal, com a participação de cerca de 200 professores, assistentes sociais e profissionais que atuam no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Depois, o programa ainda terá estapas este ano em Taipu, Senador Eloy de Sousa e Macaíba.

 

Últimas notícias

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200