Questionário facilitará rumos do Planejamento Estratégico

A Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SPGE) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte está realizando uma pesquisa para definir qual a melhor maneira de ampliar o envolvimento de servidores e magistrados com as metas e estratégias a serem seguidas pelo Poder Judiciário até o ano de 2014. O questionário de 17 perguntas, intitulado “Compreensão da Estratégia”, está disponível para resposta até esta quarta-feira (18), na intranet do TJRN. O objetivo é entender como aqueles que integram os quadros funcionais da Justiça potiguar enxergam ou compreendem o plano de gestão do Judiciário estadual.

A importância do questionário, segundo a secretaria, é que, a partir das respostas obtidas, será possível, dentre outros benefícios, estabelecer qual o caminho a percorrer, na obtenção das metas do Planejamento Estratégico, como o julgamento dos processos relacionados com a prática da improbidade administrativa, estabelecida pela Meta 18 do Conselho Nacional de Justiça. Planos de comunicação serão elaborados após a análise dos resultados.

Respostas que também permitirão, de acordo com os coordenadores do PEJ, fazer com que o servidor se “sinta parte”, integrado cada vez mais em cada passo dado em direção ao mapeamento estratégico do Judiciário.

Outra proposta é perceber como os servidores tomaram conhecimento do plano de gestão – se através de palestras, plano de comunicação ou outro meio – e, a partir daí, traçar estratégias e caminhos que ampliem a relação de cada um com as metas estabelecidas.

Resolução

A iniciativa tem a meta de atender à Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça, a qual dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário, bem como atender à Resolução 65, que é voltada, especificamente, ao Planejamento Estratégico do TJRN.

O TJRN foi um dos primeiros a cumprir com a Resolução do CNJ e cumpre com o artigo 5º do capítulo 4 do dispositivo, a qual define que os tribunais devem promover reuniões de Análise da Estratégia trimestrais para acompanhamento dos resultados das metas fixadas, oportunidade em que poderão promover ajustes e outras medidas necessárias à melhoria do desempenho.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200