Autoridades desejam votos de êxito ao novo presidente da Corte Eleitoral Potiguar

A solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que aconteceu na última sexta-feira (30), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Os discursos destacaram qualidades do presidente e vice-presidente/corregedor recém empossados e desejaram votos de sucesso frente aos desafios que surgirão no desempenho das atividades frente à Corte Eleitoral Potiguar.

O desembargador João Rebouças afirmou que deixa o cargo com o sentimento do dever cumprido e com plena confiança de que o seu sucessor, desembargador Amílcar Maia, estará a altura de superar todas as expectativas. Ele fez um retrospecto da sua gestão frente ao TRE, que teve início em 31 de agosto de 2012, afirmando que tem a convicção de que deu à Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte o melhor de si, empregando toda a sua energia para o aperfeiçoamento do serviço oferecido.

Destacou o companheirismo entre os juízes e o trabalho desenvolvido em conjunto com os servidores. “O TRE é o tribunal onde tudo ocorre de maneira democrática. Nesse sentido, dediquei o melhor dos meus esforços à corte eleitoral. Espero ter correspondido à expectativa”, afirmou João Rebouças, agradecendo o apoio recebido dos servidores e, especialmente ao desembargador Amílcar pela “lealdade”, “capacidade” e “proficiência no trabalho”.

Coube ao juiz Nilson Cavalcanti a saudação ao empossado em nome da Corte Eleitoral. Ele parabenizou o desembargador Amilcar Maia pela qualidade do serviço prestado frente à Corregedoria. Também disse que o desembargador João Rebouças cumpriu seu dever, pois deixa a casa em ordem, além de iniciar o processo de implantação da biometria.

“O desembargador Amílcar Maia tem todas as condições de exercer bem sua função e, apesar de sua juventude, tem larga experiência como magistrado”, comentou. Destacou qualidades do empossado que o credenciam para desempenhar bem o novo encargo, tais como a simplicidade, humildade e a sensatez que o fez alcançar êxito à frente da Corregedoria. “Nossa Casa espera pelo seu trabalho e temos certeza do êxito final, pois vamos ajudar nessa grandiosa missão”, desejou.

A procuradora regional eleitoral, Clarisier Azevedo, afirmou que o desembargador Amilcar Maia assume o TRE com a tarefa de preparar as eleições de 2014 e que a Procuradoria Regional Eleitoral apoiará o novo presidente na garantia de que o processo eleitoral ocorra da maneira correta, visando coibir atos irregulares nas eleições.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), Paulo Henrique Souto, disse que a Justiça Eleitoral é o espelho da democracia, pois junto com o Ministério Público e a OAB, atua na defesa do sistema democrático. Considerou salutar a rotatividade das autoridades nos cargos de direção das instituições.

Paulo Souto afirmou que o desembargador João Rebouças manteve ótimo relacionamento com os advogados, destacando qualidades como a sensibilidade, cultura e educação do agora vice-presidente do TRE. Com relação ao agora presidente da instituição, disse que ele representa a síntese dos valores de uma nova geração de magistrados, calcados na modernização dos procedimentos, nos princípios éticos, na moralidade e transparência.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200