Apac Macau realiza curso de voluntários

O Tribunal de Justiça, através do Programa Novos Rumos vem fomentando as atividades da Apac Macau. Um exemplo disso é a realização do curso de voluntários em parceria com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), que tem o objetivo de orientar voluntários e direção da unidade sobre assuntos considerados técnicos e importantes dentro do processo de ressocialização.

O curso, que terá início no próximo sábado (10), será realizado em Macau e contará com a cooperação de promotores de Justiça, advogados, psicólogos, médicos, sacerdotes, entre outros profissionais. Serão 21 aulas ministradas semanalmente, pelo período máximo de três horas cada uma, com intervalo de 15 minutos. O término das aulas está previsto para o dia 09 de junho de 2012.

A Apac é uma associação civil sem fins econômico e para desenvolvimento das atividades conta diariamente com a participação de voluntários da comunidade.

NOVOS RUMOS

O Tribunal de Justiça criou em 2009 o Programa Novos Rumos na Execução Penal, e dentre os objetivos do Programa está o incentivo à criação de associações civis que visem à proteção e recuperação de apenados e egressos do sistema penitenciário. A iniciativa do TJRN foi anterior a recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que determinou aos tribunais de cada Estado a criação de grupos de trabalho para fins de melhoria no sistema penitenciário.


O Programa Novos Rumos do TJRN é presidido pelo Desembargador Saraiva Sobrinho e coordenado pelo Juiz de Direito Gustavo Marinho. O Programa fomenta a criação de APAC´s (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), pois segundo dados do censo penitenciário, o índice nacional de reincidência no sistema penitenciário tradicional é de 85%, enquanto nas Apac´s esse índice é de apenas 8%.

 


 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200