Núcleo de Projetos discute novas ações em Areia Branca

Sede da primeira edição do Programa JUSTIÇA NA PRAÇA em 2012, prefeito, secretários, servidores do judiciário e do município de Areia Branca, além de alguns parceiros receberam, nesta terça, a coordenação e equipe técnica dos Programas 'Justiça na Praça' e 'Justiça e Escola' para realizarem os ajustes finais para a execução do evento.

No próximo dia 30, na Praça da Conceição, inúmeros parceiros estarão juntos com o judiciário realizando a 28ª edição do Programa Justiça na Praça, pela segunda vez no município, e a rede pública de ensino implantará o Programa Justiça e Escola, cujo convenio já foi firmado entre o TJRN e a prefeitura.

Já estão confirmados os juízes de direito Fátima Soares, Tereza Maia, Edino Jales, Ana Cláudia, Pedro Neto, Carla Portela, Breno Valério, José Undário, Ricardo Arbex e Ada Galvão, além de conciliadores, promotores de justiça, advogados, defensores públicos e servidores do judiciário que realizarão audiências durante todo o dia.

Para a juíza, Dra. Kátia Cristina Guedes Dias, presente a reunião “é a oportunidade de realizar dezenas de audiências em um mesmo dia, amenizando o acúmulo de processos, uma vez que os juízes local contam com a colaboração dos colegas e toda uma infraestrutura necessária”.

JUSTIÇA E ESCOLA

Em Areia Branca ainda foi finalizado o tramite oficial para a implantação do Justiça e Escola, com abertura durante a solenidade do Justiça na Praça e capacitação para educadores daquele município nos dias cinco e seis de abril.

O convenio do Justiça e Escola assinado no último mês de Dezembro entre a prefeitura daquele município e o TJRN viabiliza que o Judiciário colabore na formação ética dos alunos e, para isso, além de palestras e visitas de magistrados e servidores da justiça às Escolas, o Programa se utiliza da metodologia de “O Caráter Conta”, programa desenvolvido inicialmente na Virgínia-EUA baseado nos pilares do caráter: responsabilidade, senso de justiça, sinceridade, respeito, zelo e cidadania.

Para a Desa. Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do TJRN, a oportunidade de implantar o Justiça e Escola nas redes públicas municipal de ensino é meta a ser alcançada a curto, médio e longo prazos:

“O Justiça e Escola é um Programa contínuo que necessita capacitar multiplicadores e, na medida do possível, acompanhar sua execução ao longo do tempo. Dentro das possibilidades do Tribunal de Justiça, estamos implantando esse Programa no maior número de cidades possíveis”.


 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200