PJe: Juizados Especiais da Zona Norte receberão sistema na próxima terça (20)

O novo sistema eletrônico de peticionamento e tramitação processual do Poder Judiciário potiguar, denominado de Processo Judicial Eletrônico (PJe), já tem data marcada para o início de sua expansão: na próxima terça-feira (20) os 1º, 2º e 3º Juizados Especiais Cíveis da Zona Norte de Natal, localizados na Central do Cidadão, no Shopping Estação, serão beneficiados com a ferramenta, que poderá reduzir em até 70% o tempo de ajuizamento de ações.

De acordo com o Departamento Projetos e Sistemas, da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJRN, a meta é a de que, a cada três semanas, novas unidades sejam beneficiadas. “A próxima, depois da expansão na zona Norte, será o 12º Juizado Especial, que se localiza na Faculdade Câmara Cascudo. Mas isso pode mudar”, esclarece o diretor do departamento, Kleber Tavares.

Para o diretor de secretaria do 3º Juizado Especial Cível, Marcone Rogério, a expectativa é positiva, já que o sistema pretende agilizar a demanda, que é sempre crescente diante da população concentrada na zona Norte, que excede os 400 mil habitantes. “Temos uma média de 20 atendimentos por dia. Cerca de 15 ou 16 viram processos”, aponta.

O PJe foi apresentado oficialmente no último dia 9, no auditório do Tribunal de Justiça, durante o “1º Encontro do Processo Judicial Eletrônico do Judiciário Potiguar”. O evento mostrou de forma clara a possibilidade de expansão do PJe para todas as comarcas do Estado e, desta forma, ampliar a meta de tornar a justiça ainda mais célere e atual, no que se refere aos meios virtuais e eletrônicos do processamento das demandas judiciais.

O lançamento se deu após o PJe passar por uma fase de testes nos Juizados Especiais do Fórum Distrital Zona Sul, em Natal. Agora, até o fim do ano, o sistema deverá ser implantando em todos os Juizados Especiais da comarca de Natal. De forma, experimental será implantando também no Tribunal Pleno do TJRN e na 9ª Vara Cível de Natal. A meta de expansão é levar o PJe para os Juizados Especiais do interior durante o próximo ano.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200