Justiça & Escola: começa em Vera Cruz mais uma etapa do programa do TJRN

 

O Judiciário deve dar sua contribuição para o desenvolvimento social. A observação é do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande, desembargador Aderson Silvino, nesta segunda-feira (5) à noite durante o lançamento do programa “Justiça & Escola” em Vera Cruz, a 37 quilômetros de Natal, na Câmara Municipal da cidade. A cidade é a 13ª a receber o programa do TJRN, onde cerca de 200 educadores do município irão aprender os seis pilares da construção do caráter e em momento mais adiante, repassá-los para 2,3 mil estudantes dos ensinos médio e fundamental de Vera Cruz. A solenidade contou com a presença da coordenadora geral do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do Tribunal, desembargadora Zeneide Bezerra.

O prefeito de Vera Cruz, João Paulo Pinho Cabral, adianta que os professores da cidade não podem deixar de aproveitar a oportunidade. As atividades serão desenvolvidas hoje (6) e amanhã (7), na Escola Municipal Professora Ascendina Lustosa, área central da cidade. “Os conhecimentos serão replicados em nove escolas municipais”, destaca a secretária de Educação de Vera Cruz, Fátima Viegas. Como tem se tornado tradicional, na cerimônia de lançamento, diversos grupos culturais da cidade apresentaram-se à comunidade, com danças como o pastoril. A orquestra filarmônica de Vera Cruz também esteve presente, sob a regência do maestro Leonardo Tomé.

José Undário de Andrade, juiz e coordenador executivo do programa, apresentou números relevantes do alcance obtido pelo Justiça & Escola, que já capacitou 3,5 mil professores e disseminou os pilares do caráter entre mais de 500 mil estudantes no Rio Grande do Norte. Ainda em 2013, o programa vai chegar a Serra Caiada (de 25 a 27 de setembro), Taipu (23 a 25 de outubro), Senador Elói de Souza (de 6 a 8 de novembro) e Macaíba (3 e 4 de dezembro).

Para o magistrado, esta é uma iniciativa que leva em conta a capacidade transformadora do professor e do outro lado, a criança e o adolescentes, cidadãos em construção que podem ser os protagonistas de um país melhor.

Saiba Mais

Seis Pilares do Caráter: Zelo, Responsabilidade, Respeito, Sinceridade, Cidadania, Senso de Justiça. A metodologia foi criada nos Estados Unidos em 1993, pelo professor Michael Josephson, e integra ações do programa “Companheiros das Américas”. O objetivo é disseminar a educação ética.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200