Noade é destaque em publicação jurídica nacional

O Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal - Noade, ganhou destaque nacional na edição de julho da Revista Justiça & Cidadania, publicação com mais de dez anos de circulação, voltada para os profissionais do Direito e autoridades de todas as esferas da política.

Intitulada “Uma guerra que se vence com a prevenção”, a matéria, assinada pela jornalista Ada Caperuto, destaca na Seção Dom Quixote, página 57, o trabalho da Equipe Técnica multidisciplinar que, desde o ano de 1999, vem assessorando a Justiça no enfrentamento da dependência química, atuando nas áreas da prevenção, recuperação e reinserção social, buscando a promoção do resgate do bem-estar e da dignidade dos usuários e dependentes químicos de Natal.

A publicação destaca, em matéria de três páginas, o pioneirismo da iniciativa potiguar no combate ao problema da dependência química de maneira preventiva, o que fez do Núcleo uma referência em nível estadual no assunto. Frisa também as iniciativas de responsabilidade social promovidas pelo Poder Judiciário potiguar.

“Um dos expoentes deste posicionamento – digno dos mais expressivos méritos – é o programa desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJ-RN) por meio do Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal (Noade)”.

Milhares de atendimentos

A matéria também traz números expressivos que demonstram o resultado prático da dedicação da equipe, vinculada a partir de julho ao Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN. Em abril deste ano foi alcançado o índice de 90% de resolução de demandas que envolvem usuários de entorpecentes no Juizado Especial da Capital do Estado. Nos 13 anos de atuação, foram atendidas 6.500 pessoas.

Foram ouvidos a coordenadora do Projeto, Lucineide Nascimento e o juiz Agenor Fernandes da Rocha Filho, do Juizado Especial Criminal Central. Eles falaram sobre objetivo, atividades, atribuições, demandas e desafios do Noade. Ao final, a reportagem traz o histórico do Núcleo, destacando que o idealizador do órgão, na época, foi o desembargador Saraiva Sobrinho com o apoio do então presidente do TJRN, desembargador Ítalo Pinheiro.

Revista Justiça & Cidadania

A Revista Justiça & Cidadania é composta por artigos, em sua maioria inéditos e exclusivos, dos mais importantes doutrinadores e pensadores do cenário jurídico e político brasileiro, sua distribuição é 100% direcionada e alcança mensalmente a todos os magistrados do País e diversas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de entidades de classe e do terceiro setor.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200