Apenados concluem curso para reingresso no mercado de trabalho

Nova turma de apenados atendidos pelo Programa Novos Rumos na Execução Penal, do Tribunal de Justiça do RN, concluíram, na tarde dessa terça-feira (18), o curso “Preparando-se para empreender a própria carreira”, ministrado pelas Professoras Alda Karoline Lima da Silva e Ana Augusta Moreira, com a participação de alunas estagiárias, do Curso de Psicologia da Universidade Potiguar – UnP.

O curso, desenvolvido em seis encontros, num total de 12 (doze) horas aulas, faz parte do projeto de pesquisa e extensão intitulado “Ressocialização pelo e no trabalho: do cárcere ao (re)ingresso no cenário laboral”, e visa a favorecer o processo de reintegração social daqueles que se encontram em cumprimento de pena, através da preparação para ingresso no mercado de trabalho.

As atividades desta quarta turma tiveram início em 14 de maio e resultou na capacitação de dezenove apenados dos regimes semiaberto, aberto e beneficiados com o livramento condicional que, contemplados com a entrega de certificados, externaram os resultados positivos do curso e a expectativa de no mercado de trabalho ingressar de forma mais qualificada.

Mais de cinquenta apenados já foram beneficiados com o curso e a expectativa é de formação de novas turmas para o segundo semestre que venham a contemplar, inclusive, as mulheres em cumprimento de pena.

O encaminhamento de apenados para participação no curso é possibilitado por meio da parceria do TJRN, através do Programa Novos Rumos, com o Núcleo de Avaliação, Trabalho e Organização (Nato), ligado ao Serviço Integrado de Psicologia daquela Instituição de ensino.

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200