Magistradas do TJRN realizam treinamento sobre conciliação e mediação no PI

As magistradas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Sulamita Pacheco e Rossana Alzir, ministraram nesta sexta-feira (14), no TJ do Piauí (TJPI), o treinamento de Conciliação e Mediação, cujo objetivo é disseminar a cultura de paz por meio de um política pública de solução adequada de conflitos. As magistradas fazem parte de um grupo de 50 juízas instrutoras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove cursos de melhoria da prestação jurisdicional em todo o país.

No TJPI o “Treinamento em Políticas Públicas de Conciliação e Mediação” reuniu cerca de 50 juízes. A ideia do CNJ é também de conscientizar o magistrado para habilitar e desenvolver no seu cotidiano ferramentas, formas e métodos pedagógicos adequados para Conciliação. Sulamita Pacheco e Rossana Alzir foram capacitadas pelo Curso de Formação de Mutiplicadores em Técnicas de Mediação para Magistrados e Habilidades Autocompositivas.

A abertura do evento contou com a presença da presidente do TJPI, desembargadora Eulália Pinheiro. Ela destacou a importância da conciliação para a Justiça como método eficaz para solução dos conflitos. A magistrada lembrou o propósito do Judiciário estadual, que é difundir a cultura da pacificação no Estado. “Temos a esperança de ver solucionados os conflitos sociais e humanos, através do diálogo e da compreensão".

O juiz-coordenador do Centro de Solução de Conflitos no Piauí, Paulo Roberto de Araújo Barros, ressaltou que a mediação é uma nova e eficiente forma de se aplicar a justiça e “deve ser utilizada como via principal e não apenas como via acessória”.

Para um melhor acompanhamento e aproveitamento do curso, os juízes participantes recebem um Guia de Conciliação e Mediação Judicial para Magistrados. O curso tem carga horária máxima de 8h e é certificado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200