Judiciário realiza mais de mil atendimentos no Ação Global

Centenas de pessoas em busca dos mais diversos serviços do Judiciário, atendidas de forma rápida, eficaz, saindo com seus conflitos resolvidos, com o nome de seus pais em suas certidões de nascimento, com suas uniões estáveis oficializadas através do casamento comunitário. Assim aconteceu durante este sábado (18) quando o Poder Judiciário potiguar realizou, pelo quinto ano consecutivo, mais uma edição especial do Justiça na Praça dentro do Ação Global. Ao todo foram 1.118 atendimentos, incluindo as palestras, exames de reconhecimento de paternidade e audiências e o casamento coletivo.

Juntas, as Varas de Família do Distrito Zona Norte e a Vara da Violência Doméstica da Comarca de Natal realizaram 52 audiências. Formado por juízes e promotores, o Plantão Jurídico, realizado das 8h às 17h, recebeu a demanda oriunda do atendimento à população pelos profissionais da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Defensoria Pública e Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica (ABMCJ-RN) e ali, sem burocracia, foram resolvidas 43 conciliações.

O Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal (Noade) atendeu a população ávida por informações sobre o tema e possíveis encaminhamentos aos órgãos competentes. Quase 20 pessoas procuraram a Ouvidoria do TJRN para registrar suas ocorrências ou informações sobre seus processos.

Um dos pontos altos das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Programas e Projetos do TJ foi a palestra sobre a importância e os caminhos da adoção ministrada para os 110 casais que realizaram o sonho do casamento em grade estilo, seus padrinhos e familiares, formando um público de mais de 500 pessoas. Também foram viabilizados mais de 50 exames de DNA para aqueles pais que ainda têm dúvida quanto à paternidade.

Magistrados, servidores e parceiros, mesmo cansados depois de um sábado de muita chuva e trabalho, estavam felizes com os resultados.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200