Núcleo de Conciliação em 2º Grau promove encontro com dirigentes de bancos

O diálogo é uma das melhores opções para a solução de problemas. No campo judicial também é assim. Com esse preceito, o Núcleo de Conciliação do 2º Grau do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) realiza no dia 21 de maio, uma terça-feira, a primeira reunião com o título “Vamos Conciliar”, às 10h30 no auditório da instituição, no 3º andar do prédio sede do TJ. O objetivo do encontro é repassar orientações, sugestões e ouvir posicionamentos de dirigentes, advogados e representantes de cerca de 30 instituições financeiras e bancos com processos em tramitação no Tribunal. Diversos executivos dessas empresas já foram convidados para a reunião. O Núcleo contabiliza, pelo menos, 2 mil processos que envolvem reclamação de clientes contra essas entidades públicas e privadas.

Nesta quarta-feira (15), o vice-presidente do Tribunal, desembargador Saraiva Sobrinho reuniu-se com o coordenador do Núcleo de Conciliação do 2º Grau, desembargador aposentado Cristóvam Praxedes, a juíza aposentada Lindalva Medeiros, também do Núcleo, e a juíza Sulamita Pacheco, coordenadora do Juizado Central para definir detalhes da reunião com os executivos dos bancos. A Conciliação do 2º Grau funciona há dois anos no segundo andar do prédio sede do TJRN.

“Queremos estimular a conciliação no 2º Grau”, pontua o desembargador Saraiva Sobrinho. Ele entende que se as instituições financeiras aderirem à conciliação, continuarão com seus clientes. “Nos processos em geral, em vários segmentos, tem melhorado o índice de acordos e por isso que defendemos este sistema, que prioriza o equilíbrio entre as partes”, observa vice-presidente da Corte Estadual de Justiça.

Cristóvam Praxedes explica que o objetivo desse trabalho é fazer com que esses processos aptos à conciliação sejam trazidos para o Núcleo, onde clientes e bancos poderão se entender e encontrar um caminho para ambos os lados, sem os ânimos acirrados.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200