TJs do RN e SE trocam experiências sobre Planejamento Estratégico

Os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e de Sergipe (TJSE) foram protagonistas esta semana de uma ação, com o objetivo de promover a troca de experiências na área de planejamento estratégico dos Juizados Especiais (PE/JE). A parceria baseia-se em “Benchmarking”, ou seja, ferramente de marketing que busca a adoção de boas práticas adotadas por outras instituições de forma contínua, as quais conduzem ao desempenho de excelência. O encontro ocorreu na segunda-feira (6), no TJSE.

O “Benchmarking” faz parte das recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a troca de experiências válidas entre os Tribunais. A intenção é propagar práticas positivas que somem para o alcance de uma Justiça cada vez mais eficaz. De acordo com o assessor de Planejamento Estratégico dos Juizados Especiais do TJRN, Cláudio Viana, a visita serviu para ampliar o olhar do Poder Judiciário potiguar para a forma de atuar do TJSE, em quesitos amplamente reconhecidos pelo próprio CNJ.

“Queremos conhecer as iniciativas implantadas nos Juizados Especiais de Sergipe, principalmente no que diz respeito à diminuição das taxas de congestionamento, acesso à Justiça e o tempo de tramitação do processo”, afirma Viana. O chefe da Divisão dos Juizados Especiais da Diretoria de Modernização do TJSE, Igor Eduardo de Carvalho, mostrou ao assessor do TJRN como é feito o trabalho realizado nas unidades jurisdicionais nos Fóruns Integrados III e a Turma Recursal.

“Como é um fórum onde funcionam três Juizados Cíveis, o Juizado Criminal e a Vara de Trânsito, será o melhor local para que o representante do TJRN possa verificar in loco o trabalho desenvolvido pelo TJSE. Lá, ele poderá ver na prática como funciona a recepção, como atuam as secretarias e os assessores e, além disso, conversar com os magistrados”, explica o servidor.


 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200