Reeducandas do Novos Rumos concluem cursos do Programa Mulheres Mil

Treze reeducandas e egressas do sistema prisional que foram encaminhadas para participar de uma capacitação através do Programa Nacional Mulheres Mil receberam seus certificados de conclusão de curso em uma solenidade realizada na tarde da última quarta-feira (30), no Auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN).

Os cursos oferecidos foram: Fito Terapia, Cuidadora Residencial de Idosos, Artesanato de Resíduo Sólido e Revestimento na Construção Civil. As aulas foram ministradas entre os meses de outubro de 2012 e fevereiro de 2013, com encontros três dias por semana, no turno vespertino. A carga horária foi de 200h/a.

Além da capacitação, as reeducandas receberam assistência médica e odontológica, alfabetização e encaminhamento para a continuidade dos estudos, assistência aos filhos através de creches, além de um auxílio para manutenção no curso, como cartão de passagens de ônibus e carteira de estudante, bem como materiais para a pratica de atividade física.

A coordenadora do Mulheres Mil, Maria Soares de Macêdo, destacou a importância dos cursos para as reeducandas, assim como o interesse delas em serem capacitadas e assim obterem habilidades que lhes serão úteis para o ingresso no mercado de trabalho. Segundo a coordenadora, a metodologia utilizada se baseia em três pilares: o acesso delas aos cursos, a permanência e o foco no pleno êxito das alunas. Ela acredita que este tipo de ação é mais uma maneira do IFRN cumprir a sua função social.

Silvenia de Assis, de 42 anos, participou do curso de Artesanato de Resíduo Sólido e disse que a participação no curso lhe trouxe um novo estímulo para que ela voltasse a estudar. Resultado: passou no vestibular para o Curso de Gestão de Comércio e este ano inicia o curso no IFRN da Zona Norte de Natal. “Agora que terminei este, vou me matricular no curso de Pintura em Tela, no IF do Centro”, comentou.

Para Tereza Cristina, de 26 anos, o curso de Fitoterapia foi ótimo, pois ela aprendeu bastante e espera poder pôr em prática o conhecimento adquirido. Já Natália dos Santos, de 28 anos, estava super animada com a conclusão do curso de Revestimento na Construção Civil. Ela disse que este era o primeiro curso que fazia e que espera por uma oportunidade para trabalhar na área.

Com o certificado na mão, ela externou ser gratificante poder estar sempre aprendendo e ganhando experiência. “Quando Deus nos dá uma oportunidade como esta temos que aproveitar”, afirmou. Tanto conhecimento já está sendo posto em prática, já que ela está construindo sua casa própria e exercitando tudo o que aprendeu em sala de aula.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200