TJRN amplia leque de certidões emitidas pela Internet

Depois das certidões negativas de antecedentes criminais, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte passa a emitir pela Internet certidões relativas à Ações e Execuções Cíveis e Fiscais, além do modelo relativo à Falência e Recuperação Judicial, voltada para empresas. A ampliação do serviço aumenta o leque de opções de certidões online emitidas gratuitamente pelo TJRN e oferece comodidade ao cidadão ao dispensar a ida até um cartório distribuidor. Além disso, otimiza o trabalho dos servidores do Judiciário. Agora, basta ter acesso à Internet para a obtenção do documento, que é recebido em tempo real, autenticado e cuja validade pode ser conferida posteriormente.

Para se ter noção do impacto da emissão das certidões pela internet, em menos de três meses o TJRN emitiu quase 12 mil certidões negativas de antecedentes criminais por este canal, uma média de mais de 200 documentos emitidos por dia.

“Para o cidadão, representa comodidade, rapidez no atendimento e economia já que o mesmo não necessitará deslocar-se até o fórum. Com as facilidades da tecnologia de hoje, nada mais justo que o usuário possa emitir sua certidão gratuitamente por meio da internet, no site do Tribunal”, avalia o diretor do Departamento de Projetos e Sistemas, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Kleber Fernandes.

A facilidade proporciona ainda economia e agilidade no Judiciário, uma vez que os funcionários que antes eram responsáveis apenas por cadastrar os pedidos e gerar as certidões hoje realizam outras atividades. Antes da implantação desse sistema eram solicitadas cerca de 100 certidões por dia no Fórum Miguel Seabra Fagundes - número que caiu para uma média de cinco por dia. “Isso mostra que a iniciativa deu certo e que só aquelas pessoas que não possuem acesso a internet estão procurando o Fórum”, afirma Fernandes.

Acesso

O sistema é simples. O serviço está disponível dentro do Portal do SAJ (visualizado na página principal do TJRN), na aba Certidões – Cadastro de Pedido de Certidões ou no link http://esaj.tjrn.jus.br/esaj/portal.do?servico=810000. Após fornecer suas informações pessoais ao sistema, o usuário tem a opção de imprimir a certidão, realizar o seu download ou de recebê-la em seu endereço de e-mail. O documento é devidamente autenticado e sua validade pode ser conferida posteriormente.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200