Adolescência e Copa: juiz aguarda resultado de encontro nacional

O juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, José Dantas de Paiva, afirmou que aguarda as definições do Encontro Nacional da Agenda de Convergência para Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente – Copa das Confederações e Copa do Mundo, que ocorre hoje (26) em Brasília. O magistrado acredita que uma carta de intenções pode ser formulada através do debate, no que se refere à preservação dos direitos da Criança e do Adolescente durante os eventos esportivos da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014.

“Acredito que alguns itens devem ser levantados e debatidos e, após isso, poderemos mobilizar as entidades de Proteção”, aponta o juiz.

A proposta do Encontro é mobilizar a rede de proteção aos direitos desse segmento da população, nas cidades que sediarão a Copa. No caso da Copa das Confederações se incluem Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF). No entanto, Natal está incluída no roteiro de jogos da Copa do Mundo de 2014.

“Os conselhos municipal e estadual é que devem fazer essa mobilização em direção ao que for definido num Encontro como esse, mas o Judiciário também pode tomar essa iniciativa caso nada seja feito”, ressalta o magistrado José Dantas de Paiva.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200