Presidente do TJRN acompanha ministro Joaquim Barbosa à governadoria

O presidente do Poder Judiciário potiguar, desembargador Aderson Silvino, acompanhou o ministro Joaquim Barbosa durante visita à governadora Rosalba Ciarlini. O encontro ocorreu às 10h desta sexta-feira (19), na governadoria. Na ocasião, o presidente do STF e do CNJ ressaltou que a situação do sistema penitenciário e dos direitos humanos básicos no Rio Grande do Norte “choca” pela precariedade e abandono.

O dirigente máximo do Poder Judiciário brasileiro convidou a governadora para juntos visitarem o Ministério da Justiça (MJ) no intuito de requerer recursos financeiros a serem aplicados no Estado. A audiência no MJ deve ocorrer nos próximos 30 dias.

Me preocupa não só o atendimento aos direitos humanos básicos, como tem me chamado atenção que o Brasil venha sendo acusado por instâncias internacionais face o aparato judiciário nacional. Estamos sendo cada vez mais cobrados”, disse o ministro. Joaquim Barbosa destacou que a questão não se resume somente à falta de dinheiro, “tem que se ter disposição e determinação de ir lá e fazer”.

Durante o encontro o presidente do STF e a governadora conversaram ainda sobre problemas nas áreas da educação, greves do funcionalismo, entre outros assuntos. Rosalba Ciarlini alegou dificuldades orçamentárias e comentou que de 30 dias para cá praticamente todos os presídios foram interditados.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200