Justiça e Escola: Joaquim Barbosa visita “júri” formado por estudantes da rede municipal

Cento e cinquenta crianças e adolescentes de escolas municipais de Natal de bairros como Passo da Pátria, Lagoa Seca e Bom Pastor tiveram uma experiência inesquecível na manhã desta sexta-feira (19). Elas participavam de um júri simulado no Foro das Comarcas de Natal, quando de repente, irrompe no plenário, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, que fez questão de cumprimentar os estudantes natalenses. “Como é que está o julgamento da Emília?”, quis saber o ministro sobre a situação da personagem da obra do escritor Monteiro Lobato, alvo do debate jurídico.

A iniciativa que contou com a presença do ministro é foi realizada pelo Grupo de Escoteiros do Mar - Artífices Náuticos, ligado ao IFRN Campus Natal - com apoio do programa “Justiça e Escola”, do Núcleo de Projetos do TJRN, e trata da análise do livro “Chave do Tamanho” com a presença de dois advogados profissionais para auxiliar o roteiro do julgamento. Ao entrar no plenário, Joaquim Barbosa fez várias perguntas às crianças. “Alguém aí vai ser advogado, juiz ou promotor?”, “Algum de vocês já haviam estado em um júri antes?”, “Já assistiram filmes na televisão sobre julgamentos?” - indagou o ministro, descontraído, junto às crianças.

A professora Luzia Valentim informou que os alunos presentes ao júri simulado são do quinto ano do ensino fundamental e de séries maiores também. As escolas municipais Mareci Gomes, Francisca Ferreira e Juvenal Lamartine enviaram 50 estudantes, cada uma. “Foi uma grata surpresa para os alunos que jamais irão esquecer esta visita, que termina sendo um incentivo para que se interessem ainda mais pelos estudos, vendo alguém vitorioso de perto”, frisou a educadora.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200