Reunião em Monte Alegre é preparação inicial para o “Justiça na Praça”

Representantes dos municípios de Monte Alegre e Vera Cruz, na região Agreste, reuniram-se nesta quinta-feira (18) com a desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora geral do Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), e equipe responsável pelo “Justiça na Praça”. Monte Alegre, com mais de 24 mil habitantes, será um dos quatro municípios sede do programa este ano. Na cidade próxima a Natal, o evento será realizado na Praça Vereador Pedro Alves e cercanias, incluindo prédios pertencentes ao Estado e Prefeitura, para diversos tipos de atendimentos jurídicos e de cidadania.

A equipe responsável pelo programa costuma trabalhar com meses de antecedência a realização de cada programação, pois são vários detalhes necessários ao planejamento dos dois dias de atividade, que em Monte Alegre irão ocorrer nos dias 17 e 18 de outubro. “Em seis anos de Justiça na Praça e outros programas tocados pelo Núcleo, contabilizamos cerca de 1 milhão de pessoas que participaram de nossas atividades”, destaca a desembargadora ao lembrar que é gente que passou a ver um desembargador, juiz e presença do Judiciário de perto, oferecendo diversos tipos de serviços públicos à população. Entre os serviços, ocorrerão palestras sobre Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha, Certidões de Nascimento, Cédula de Identidade, entre outros.

Zeneide Bezerra apresentou ao público presente no Salão Pastoral Sant´Ana e São Joaquim diversas ações do Núcleo e lembrou que o sucesso do Justiça na Praça depende do engajamento não só de juízes e promotores e das audiências para atendimento aos cidadãos, mas dos profissionais da Educação, Saúde, Limpeza Urbana, Trânsito e outras áreas atuantes do Poder Público local. “Os casais que desejam participar do casamento coletivo, por exemplo, precisam procurar os cartórios, quando as inscrições forem abertas para garantir sua vaga na cerimônia que vai abrir os trabalhos do programa” - lembra a desembargadora. Está prevista a realização de 200 casamentos em Monte Alegre.

O prefeito da cidade, Severino Rodrigues da Silva, adiantou que irá acompanhar as edições do Justiça na Praça em Parnamirim e Pau dos Ferros, que acontecem antes do evento em Monte Alegre. O colega dele, o prefeito de Vera Cruz, João Paulo Cabral, também compareceu a reunião. Existe a intenção do município vizinho também participar das atividades do programa em outubro. “Estaremos empenhados em fazer o melhor evento possível, dentro das nossas condições”, garantiu Severino. Uma dos prédios públicos que devem abrigar salas de atendimento à população é Escola Estadual Paulo Cabral, já visitada pelos técnicos do Núcleo de Projetos do TJRN.

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200