TJRN busca implantar sistema de avaliação de desempenho de servidores

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, por meio do setor de Planejamento Estratégico, está trabalhando para implantar o sistema de avaliação de desempenho dos servidores do Poder Judiciário, com foco em competências. O objetivo é gerir e desenvolver os comportamentos, habilidades e atitudes dos servidores do TJRN, identificando e aprimorando talentos.

A gestão por competências une as mais modernas tecnologias gerenciais: o mapeamento de processos de trabalho, a gestão estratégica e o desenvolvimento de pessoas. O projeto do TJRN está sendo delineado pelas servidoras do setor de Planejamento Estratégico, Patrycia Karina Onofre, Katiuscia Barbosa e Valéria Azevedo.

Segundo elas, entre os benefícios para a instituição que adota a Gestão por Competências estão o alinhamento da gestão de pessoas à estratégia da organização; a otimização de investimentos em desenvolvimento profissional; o aprimoramento de práticas gerenciais; melhoria do desempenho no trabalho; melhoria do desempenho organizacional e a sustentabilidade da organização.

“Os Tribunais estão caminhando nesse desafio e aqui no TJRN a nossa meta é implantar a avaliação de desempenho com foco nas competências dos servidores até 2014. A ideia é dar condições aos servidores do TJRN para que eles desenvolvam suas competências e descubram os seus talentos”, disse Katiuscia Barbosa.

Recentemente, as servidoras do TJRN participaram do 1º Seminário de Gestão por Competências promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa buscou aprimorar o trabalho da Justiça ao estimular o mapeamento e desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais dos tribunais brasileiros.

O foco do encontro, voltado para secretários e diretores de recursos humanos e gestão de pessoas do Judiciário federal e estadual, foi debater sobre a nova metodologia de administração focada nas competências necessárias à realização de cada tarefa.

Por meio da Portaria nº 6/2013, o CNJ criou um grupo de trabalho para elaborar a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, e a gestão por competências terá destaque nesse documento.

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça 7 de Setembro, S/N, Natal/RN, 59025-300 - (84) 3616-6200