BiblioSESC tem atividades retomadas na João Chaves

As apenadas do Presídio Feminino João Chaves, localizado na zona Norte de Natal, voltaram a ser beneficiadas com o Projeto BiblioSESC, programa que, desde abril de 2012, permite a visita itinerante – quinzenalmente - da biblioteca móvel do SESC, ao presídio, com o objetivo de incentivar a leitura entre as mais de 130 presas.O início das atividades do BiblioSESC durante este ano de 2013 aconteceu nessa segunda-feira, 11, com a retomada dos empréstimos dos livros e revistas, disponibilizados às mulheres em cumprimento de pena privativa de liberdade (regimes fechado, semiaberto e aberto), bem como às servidoras da Unidade Prisionais.

As mulheres foram beneficiadas com contação de estória, realizada pela contadora de estória Daluzinha Avlis, que, juntamente com Dorinha Timóteo, provocaram nas participantes reflexão sobre o papel de cada uma delas enquanto mulher, enquanto pessoas que podem, através da leitura, transformar suas vidas. Para a contadora Daluzinha Avlis, a contação de estória salva vidas, inspira a mudanças, a novos rumos.

Houve ainda dinâmica de grupo, estimulando a interação entre as apenadas, através do recitar de poesias. A dinâmica faz parte do Projeto “A Literatura abrindo as portas para uma Vida Cantante”, de autoria de Dorinha Timóteo que, através do SESC, acompanha, também quinzenalmente, as visitas da Biblioteca móvel.

Despertando o gosto pela leitura e pela escrita, o programa fez com que várias delas não só lessem, mas também escrevessem versos, como é o caso de Maria Nazaré Inácio, autora de algumas poesias produzidas na oportunidade.

A iniciativa, que é fruto de uma parceria firmada junto à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), e com o Sistema Fecomércio/Sesc com o Programa Novos Rumos na Execução Penal, consiste em disponibilizar uma unidade móvel de biblioteca que oferece a qualquer pessoa consultas e empréstimos de livros, jornais e revistas.

O caminhão tem um acervo de mais de 3 mil livros e busca fazer da leitura uma forma de mudar vidas. A Biblioteca itinerante conta com publicações que vão desde a literatura infantil até outros clássicos e livros de escritores estrangeiros. 

 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200