SAJ: encontro de gestores discute melhorias no Sistema

A cidade de Salvador (BA) está servindo de sede para a realização de um Encontro de Gestores de Informática, de vários tribunais do país, entre eles o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, do Ceará, de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Alagoas. A meta é discutir a melhoria em torno dos procedimentos administrativos do Sistema de Automação do Judiciário (e-SAJ).

De acordo com o secretário de Informática do TJRN, Gerânio Gomes, é a primeira vez que os gestores do setor se reúnem para discutir os problemas, relacionados ao Sistema de Automação, que são comuns entre as Cortes. “Às vezes, o sistema tem 'caído' e isso prejudica a celeridade dos processos”, comenta Gerânio.

De acordo com ele, o Sistema – que agiliza o cadastramento e a distribuição dos processos judiciais – já é utilizado há 17 anos pelo TJRN. No entanto, os contratos administrativos não estão claros, no que se refere a penalidades direcionadas à empresa prestadora do serviço.

Precisamos redefinir cláusulas que deixem isso mais claro, como um tempo para que o suporte seja prestado e quais as punições, caso não seja feito a contento e os problemas de queda do sistema não sejam resolvidos”, esclarece o secretário de Informática do TJRN.

A preocupação da Secretaria de Informática do TJRN também se justifica no fato de que o contrato vigente com a empresa expira no dia 16 de abril e a meta é renová-lo com base em novas cláusulas. A discussão começou na manhã de ontem e prossegue durante todo o dia de hoje.

Esse sistema será substituído, mas ainda utilizaremos ele por, pelo menos, cinco anos”, avalia Gerânio Gomes. O Tribunal de Justiça potiguar está implantando o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200