TJRN celebra Dia Internacional da Mulher com programação especial

Um dia especial, marcado por honrosas e justas homenagens. Assim foi celebrado o Dia Internacional da Mulher na sede do Tribunal de Justiça, com uma programação feita por músicas, poesias, informações úteis sobre saúde e humor para o público feminino presente ao auditório do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O vice-presidente do TJRN, desembargador Saraiva Sobrinho, abriu a solenidade tratando das lutas históricas por igualdade e reconhecimento enfrentadas pela mulher, além da trajetória feminina em busca de espaços no Poder Judiciário. O magistrado lembrou figuras emblemáticas como Thereza Tang, que em 1954 se tornou a primeira juíza do país, além de Wandeci Veras, primeira e única juíza no RN entre 1959 e 1965; Eliane Amorim das Virgens, primeira desembargadora do TJRN (1996) e Judite Nunes, a primeira mulher a ocupar o posto de presidente do Tribunal de Justiça potiguar.

“É fato, não se pode encobrir, que a mulher produz transformações significativas na magistratura nacional, o que se pode facilmente notar tanto na maneira de aplicação da lei, como na forma de administração do Judiciário. A mulher é mais humanista, sensível e atenta. Sabe, porém, ser firme e até mais dura que os homens, quando necessário”, afirmou Saraiva Sobrinho.

A solenidade foi marcada ainda pela assinatura de um convênio entre o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça para ampliar a rede de apoio contra a violência contra a mulher, por meio do trabalho de conscientização dos agressores.

Atrações

A programação do Dia das Mulheres teve ainda a apresentação do Coral Som das Águas, da Caern, regido pelo maestro Isak Lucena, que emocionou os presentes com os coros da Ave Maria, Naquela Estação e Romaria.

O médico hematologista Marcos Leão trouxe para a plateia informações importantes sobre os cuidados para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Na sequência, a nutricionista Mychelle Kitchia expôs o tema “Nutrição funcional e a saúde da mulher”, com orientações para uma alimentação saudável com o intuito de prevenir doenças.

O evento contou ainda com a participação especial da humorista Guierta Alves, em um esquete sobre valores e a importância de se aproveitar os momentos simples e especiais da vida.

No período de 8 a 14 de março, no hall de entrada do TJRN, será realizada a exposição “Olhar Feminino”, trazendo quadros, esculturas e fotografias de autoria de servidoras do Poder Judiciário potiguar.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200