TJRN passa a transmitir sessões do Pleno pela internet

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte inicia, nesta quarta-feira (6), a transmissão em tempo real, via Internet, das sessões ordinárias do Pleno. O serviço estará disponível no site do TJRN (www.tjrn.jus.br), todas as quartas-feiras pela manhã, com horário de início previsto para às 8h30. Por meio dele, qualquer cidadão com a acesso à rede mundial de computadores poderá acompanhar, em tempo real, as decisões do Poder Judiciário.

A iniciativa tem como objetivo dar mais transparência às atividades do TJRN, além de aproximar a população do Judiciário Potiguar, segundo destaca o presidente do Tribunal, desembargador Aderson Silvino. “A exibição ao vivo das sessões jurídicas ordinárias do Pleno é mais um passo para o cumprimento de uma das principais metas da nossa gestão: a maior transparência das ações do Poder Judiciário. A partir desta quarta-feira, o cidadão comum poderá acompanhar os julgamentos de qualquer local onde possa acessar o site do Tribunal de Justiça, agilizando a propagação de medidas judiciais e dando conhecimento público às decisões dos desembargadores”, afirma.

O presidente ressalta ainda que a transmissão ao vivo das sessões é uma prestação de serviço. “Facilitará a atuação dos advogados, da imprensa, e também contribuirá para que as pessoas conheçam melhor o trabalho da Justiça estadual”, explica.

Para a secretária de Comunicação Social do TJRN, Juliska Azevedo, a transmissão ao vivo atesta a nova mentalidade do Poder Judiciário, que vem se abrindo à sociedade. “O Tribunal de Justiça segue o exemplo do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho, que passaram, recentemente, a exibir ao vivo suas sessões. Mas é um dos pioneiros, entre os tribunais estaduais, a dar acesso público via rede mundial de computadores”, ressalta.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TJRN, Gerânio Gomes, a experiência da transmissão das sessões do Pleno vai ser muito produtiva para o Tribunal de Justiça e para a própria Secretária de Informática. “Percebemos que com os recursos que nós tínhamos, mas não usávamos, teríamos condições de gerar uma transmissão de boa qualidade das sessões do Pleno. E o melhor é que as pessoas de todo o mundo vão poder ter acesso às transmissões pela rede mundial de computadores. Até quem tem uma internet não muito rápida vai conseguir uma boa visualização das sessões”, disse Gerânio.

A visualização das sessões funcionará em todos os navegadores de internet, mas terá melhor desempenho pelo navegador Internet Explorer. O link da transmissão estará disponível na página inicial do site do TJRN. A transmissão das sessões plenárias é um projeto viabilizado por uma parceria entre a Secretaria de Comunicação Social e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
 

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200