Novos Rumos: TJRN retoma ações do Projeto BiblioSesc

As apenadas do Presídio Feminino João Chaves, localizado na zona Norte de Natal, voltarão a ser beneficiadas com o Projeto BiblioSESC, que chegou à unidade prisional após o Programa Novos Rumos na Execução Penal, do Poder Judiciário potiguar, firmar uma parceria para incentivar a leitura entre as mais de 130 presas.

A iniciativa, que recomeça no próximo dia 12 deste mês, foi firmada junto à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), e com o Sistema Fecomércio/Sesc, em abril de 2012, que permite a visita itinerante do caminhão do Sesc, de 15 em 15 dias, ao presídio.

O Projeto é uma unidade móvel de biblioteca que oferece a qualquer pessoa consultas e empréstimos de livros, jornais e revistas. O caminhão tem um acervo de mais de 3 mil livros e busca fazer da leitura uma forma de mudar vidas.

Para pegar os livros emprestados, os interessados – nos vários bairros visitados – se cadastram e então têm acesso às estantes com as publicações de diversos autores e assuntos. Na área externa, são colocadas mesas e cadeiras, que incentivam o objetivo do projeto.

Para o coordenador do Programa Novos Rumos, o juiz Gustavo Marinho, a meta é justamente essa: trazer novas experiências para as apenadas, por meio da força da leitura.

A Biblioteca itinerante conta com publicações que vão desde a literatura infantil até outros clássicos e livros de escritores estrangeiros. O projeto teve início no dia 23 de abril do ano passado.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - Praça Sete de Setembro, nº 34, Cidade Alta, Natal/RN, CEP 59025-300 - (84) 3616-6200