Boletim - 17-05-2013 (7)

Publicado em Sexta, 17 Maio 2013 12:11

ESMARN ABRE INSCRIÇÕES PARA RESIDÊNCIA JUDICIAL

A Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), em parceria com a UFRN, está com inscrições abertas para o Programa de Residência Judicial. O curso de pós-graduação Lato Sensu tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades, em profissionais do direito que almejam o exercício da magistratura. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Sigaa, da UFRN, até o dia 31 de maio.
Assim como na residência médica, a Residência Judicial busca propiciar um aprendizado não só da teoria, mas também da prática e oferece em sua grade uma carga horária teórica de 360 horas, seguida de 1.440 horas de prática vivencial em Varas Judiciais, o que totaliza as 1.800 horas de Curso.

Entre as atividades práticas estão a análise de petições, além da colaboração em audiências que serão presididas pelo magistrado orientador, com a possibilidade do residente conduzir audiência de conciliação, quando aplicável. O residente terá direito a receber uma bolsa de estudos, pelo período de 18 meses, a ser paga pela Esmarn, no valor de R$ 1.500, vinculando-se ao Programa de Residência Judicial em regime de dedicação integral. O valor da bolsa poderá ser reajustado, respeitadas as disponibilidades orçamentária e financeira da Esmarn, bem como conveniência administrativa.

A matrícula dos candidatos aprovados e classificados para as vagas previstas no Edital será realizada no período de 15 a 19 de julho de 2013, no horário de funcionamento da Secretaria de Pós-graduação na UFRN.